Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27516

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Retenção no curso de Administração: análise e percepções do corpo discente
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Matheus Castro de
Orientador: Pereira, Paulo Cesar Lopes
Resumo: O objetivo deste trabalho é escrever, pelas perspectivas dos alunos do curso de Administração da UFRJ, supervisionados pelo COAA, os fatores que os levaram a estar em retenção na graduação, verificar o perfil socioeconômico dos estudantes retidos e propor sugestões para pesquisas futuras sobre retenção estudantil. Para este trabalho, adotou-se a definição de retenção permanência de tempo maior do que o planejado pelo ciclo de graduação O presente trabalho de conclusão de curso utilizou o método de pesquisa quantitativa e qualitativa, classificada em descritiva quanto aos fins e de campo quanto aos meios, a partir da análise da bibliografia existente sobre retenção estudantil em universidades federais e aplicação de um questionário estudantil do tipo survey. O questionário foi enviado para 99 alunos, dos quais foram obtidas 27 respostas. A partir dos dados obtidos, pode-se observar que que os principais fatores de retenção estudantil são: dificuldades financeiras, problemas com saúde mental, entraves com adaptação da grade horária do curso e divisão de esforço entre estágio/trabalho e dedicação às disciplinas do curso. Os resultados devem ser considerados com cautela, uma vez que houve uma limitação no estudo feito a partir do questionário devido à dificuldade de obter respostas dos alunos orientados pelo COAA. Uma hipótese para este resultado seria que tal limitação seja sintoma de um distanciamento entre a instituição e o aluno em fim de período acadêmico. Sugere-se para pesquisas futuras, um acompanhamento mais próximo do universitário, para identificar o nível de informação que o estudante possui sobre os auxílios oferecidos pela universidade e a utilização de entrevistas para obter informações mais detalhadas, sob ótica dos estudantes.
Palavras-chave: Estudandes de administração
Retenção de estudantes
Instituição federal de ensino superior
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Matheus Castro de. Retenção no curso de Administração: análise e percepções do corpo discente. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCAndrade.pdf284.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.