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http://hdl.handle.net/11422/2751
Especie: | Dissertação |
Título : | Estabilização de areia com cinza volante e cal; efeito do cimento como aditivo e de brita na mistura |
Autor(es)/Inventor(es): | Nardi, José Vidal |
Tutor: | Medina, Jacques de |
Resumen: | Estudo, em laboratório, da estabilização de um solo arenoso misturado à cinza volante e cal hidratada cálcica e a verificação do efeito de adições de cimento portland e de brita na resistência da mistura. A fim de destacar a atuação da cinza volante escolheu-se um solo não coesivo - areia uniforme de duna costeira - que geralmente não é dos mais indicados à estabilização com cimento e muito menos com cal. A estabilização é desenvolvida pela cimentação dos grãos de areia, resultante da reação pozolânica entre a cal e a cinza, quando umedecidas. Foram estudadas três misturas diferentes. A primeira com 4% de cal, 13% de cinza volante e 83% de areia de dunas foi considerada como mistura básica. A segunda com 4% de cal, 13% de cinza volante e 83% de areia de dunas acrescida de 1% de cimento portland de alta resistência inicial, em relação à soma dos outros três componentes, para verificar o efeito do cimento como aditivo. A terceira com 4% de cal, 13% de cinza volante, 53% de areia de dunas e 30% de pedra britada, acrescida de 1% de cimento portland de alta resistência inicial, em relação à soma dos outros três componentes, procurando-se determinar o efeito da brita na mistura. Todas as misturas foram compactadas com duas energias de compactação: a do Proctor intermediário e a do modificado. Os corpos de prova cilíndricas têm 20 cm de altura por 10 cm de diâmetro. Três idades de cura foram adotadas: 7, 14 e 28 dias. Ensaios realizados: compressão axial simples e compressão diametral. Obtiveram-se valores de resistência à compressão axial simples variando de 2,1 kgf/cm2 até 94 kgf/cm2 e à compressão diametral variando de 2,2 kgf/cm2 até 10,4 kgf/cm2, conforme a dosagem, umidade de moldagem, energia de compactação e tempo de cura. A experiência de laboratório comprova as possibilidades deste tipo de estabilização de solos, em dosagens que atenderão a uma gama bastante ampla de utilização em sub-bases e bases de pavimentos. |
Resumen: | Study on the stabilization of sand with fly ash and hidrated calcitic lime, and the effects of admixing portland cement and crushed stone on the compressive strength of the mix. In order to enhance fly ash role the soil chosen was a non-cohesive one - a uniform dune sand - which is not quite suitable for stabilization with cement and not at all with lime. Stabilization effect results from cementation of sand grains by the product from pozzolanic reaction of lime with fly ash in wet condition. Three different mixtures were studied. First mixture: lime 4%, fly ash 13%, sand 83%, considered the basic one. Second mixture: same with 1% portland cement of high early strength to study its effect as additive. Third mixture: lime 4%, fly ash 13%, sand 53%, crushed stone 30%, added 1% portland cement of high early strenght; studied effect of adding crushed stone to the mix. All mixes were compacted using two energies: intermediate and modified compactive efforts. Cylindrical specimens, height 20 cm, diameter 10 cm. Curing ages: 7, 14 and 28 days. Texting: axial compression and diammetrical (split tensile) compression. Unconfined compressive strengths varied from 2,1 to 94 kgf/cm2 and tensile strength from 2,2 to 10,4 kgf/cm2, depending on mix composition, compaction effort and curing time. Laboratory experiments confirm possibilities of this king of soil stabilization suitable for many applications in sub-base and base pavement courses. |
Materia: | Estabilização dos solos Geotecnia |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::FUNDACOES E ESCAVACOES |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-1975 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Civil |
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