Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2754
Type: Tese
Title: A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Míriam Andréa de
Advisor: Lobo, Eulalia Maria Lahmeyer
Abstract: Designado o tema de nossa pesquisa como "A mulher e as artes: as pintoras durante a Primeira República, no Rio de Janeiro", pretendemos estudar a condição artística das mulheres participantes das Exposições Gerais da Escola Nacional de Belas Artes. Insere-se no campo da história cultural, aliado à nova tendência historiográfica, o trabalho por nós desenvolvido. O nosso tema é a mulher, ou melhor dizendo, a mulher pintora. Para lançar luzes sobre as imagens produzidas por elas a partir da análise interdisciplinar, temos que entender suas relaçóes com a sociedade e seu próprio imaginário social. Esse imaginário é constiuído por suas representações de mundo, ou seja, os gestos pictoriais pelos quais essas artistas se colocavam em cena. Das 209 artistas estudadas, nota-se que nas suas produções artísticas, o realismo burguês é a forma de expressão usada por elas. Enfatizam temas extraídos do cotidiano dos segmentos mais favorecidos da escala social. A dissertação integra as mulheres - artistas - na corrente histórica das realizações culturais da Primeira República, assim, promovendo nítida visualização do posicionamento das pintoras da atualidade.
Abstract: The goal of our research is to study the social origins and the cultural background of the women painters who participated of the General Exhibitions of the National School of Fine Arts located in Rio de Janeiro. Our thesis is included in the perspective of cultural history and based on an interdisciplinary approach to understand the women painters' position in the Brazilian Society of the turn of the century, their image of the world and of themselves, reflected in the images and paintings. The study of the lives of a sample of 209 artists revealed that realism prevailed in their style and the predominant thems of their paintings were taken from daily life of the bourgeoisie, to which most them belonged. The analisis of these artists is developed within the framework of the cultural background of the Brazilian republic and its contemporary reflections.
Keywords: História social
Pintoras
Entrevistas
Mulheres artistas
Arte
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Program: Programa de Pós-Graduação em História Social
Department : Instituto de História
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-1998
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2754
Appears in Collections:História Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
467807.pdf46,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.