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dc.contributor.advisorGoia, Marisol Rodriguez-
dc.contributor.authorAkra, Pedro Mello Costa-
dc.date.accessioned2025-10-31T20:18:21Z-
dc.date.available2025-11-02T03:00:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationAKRA, Pedro Mello Costa. Os valores culturais sobre seguros de vida por titulares de apólices. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27566-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSeguro de vidapt_BR
dc.subjectCiclo de vidapt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleOs valores culturais sobre seguros de vida por titulares de apólicespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3579290766137836pt_BR
dc.description.resumoA sociedade brasileira foi tradicionalmente marcada por uma baixa adesão à contratação de seguros. No entanto, durante o período de instabilidade sanitária causado pelo vírus da Covid-19, o mercado segurador apresentou uma variação positiva na penetração do produto, no ramo de vida, acima das estimativas. A partir desse fato, o presente estudo mostra uma análise sobre os valores culturais dos seguros de vida perante a perspectiva de titulares de apólices. O estudo buscou entender os perfis de contratantes de seguro de vida e analisar eventos de transição em suas vidas que apontem para potenciais gatilhos de compra em direção a esse produto. Este trabalho tem natureza qualitativa e foi amparado em entrevistas individuais de roteiro semiestruturado com 7 segurados, isto é, titulares de apólices de seguros que, voluntariamente, participaram da pesquisa. De acordo com os relatos dos respectivos entrevistados foi possível mapear os perfis consumidores de seguros de vida, as razões de influência por trás desse produto, as proteções para os momentos mais delicados e os recursos patrimoniais que vão além do seguro. A partir disso, identificou-se que as relações familiares são os principais motivos da contratação de seguros de vida, bem como a aquisição de um imóvel próprio financiado, o medo de uma possível redução de renda com a chegada da aposentadoria e a preocupação com os entes quando não há heranças financeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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