Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27571

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O preço do “progresso”: a degradação da saúde mental de licenciandos/as/es da EBA no decorrer da graduação.
Author(s)/Inventor(s): Mulim, Ingrid Rocha
Advisor: Menezes, Marina Pereira de
Abstract: O trabalho tem como tema a saúde mental de estudantes de Licenciatura da Escola de Belas Artes (EBA), tratando especialmente das relações de convivência entre discentes, docentes e a Instituição. Tem como objetivo principal, examinar a formação de licenciandos na Escola de Belas Artes (EBA) e suas especificidades, para isso, identifica dados quantitativos de sobrecarga nesses cursos; analisa o quadro docente responsável por ele; e a estrutura física, social e institucional que o cerca. A partir disso busca conexões entre esses fatores e a saúde emocional dos estudantes. Dentro disso, as principais fontes são os pareceres do Conselho Nacional de Educação, e o trabalho da professora e pesquisadora Anita Benevides B. de Sá Delmás, referência no campo da formação de professores na EBA.
Keywords: Artes visuais
Licenciatura
Reforma curricular
Saúde mental
Professores
Formação
Visual arts
Degree
Curricular reform
Mental health
Teachers
Training
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MULIM, Ingrid Rocha. O preço do “progresso”: a degradação da saúde mental de licenciandos/as/es da EBA no decorrer da graduação. 2025. 91 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRMulim.pdf7.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.