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dc.contributor.advisorMenezes, Marina Pereira de-
dc.contributor.authorSoares, Maryna Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-11-03T14:37:27Z-
dc.date.available2025-11-05T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.identifier.citationSOARES, Maryna Ribeiro. Perspectivas não ocidentais sobre a arte educação: levantamento de fontes. 2025. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27574-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEpistemologias do Sulpt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectDatabasept_BR
dc.titlePerspectivas não ocidentais sobre a arte educação: levantamento de fontespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7869649791791700pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Leticia Carvalho da Silva de-
dc.contributor.referee2Paulino, Jorge-
dc.description.resumoA partir de vivências, pesquisas e inquietações, este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os modelos de arte/educação predominantes no Brasil, questionando as bases eurocentradas que estruturam a formação docente e os currículos escolares nas artes visuais. Através de experiências como a participação no PIBID, no PIBIC e como oficial de ligação no G20 de Educação e Cultura, o estudo evidencia a urgência de ampliar o repertório artístico-educacional, valorizando práticas, artistas e epistemologias não ocidentais. A análise contempla políticas públicas como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e referências teóricas que demonstram o descompasso entre a legislação e sua implementação nas escolas. Como proposição prática, o trabalho apresenta o ColaborArtivo: um banco de dados colaborativo voltado à partilha de referências artísticas, visuais, orais e principalmente pedagógicas de diferentes territórios, saberes e corpos. Ao articular experiência e pesquisa, este trabalho busca contribuir para a construção de uma arte/educação mais crítica, plural e comprometida com as realidades locais e os saberes historicamente marginalizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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