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http://hdl.handle.net/11422/27574
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Menezes, Marina Pereira de | - |
| dc.contributor.author | Soares, Maryna Ribeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T14:37:27Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| dc.identifier.citation | SOARES, Maryna Ribeiro. Perspectivas não ocidentais sobre a arte educação: levantamento de fontes. 2025. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27574 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Artes | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Epistemologias do Sul | pt_BR |
| dc.subject | Banco de dados | pt_BR |
| dc.subject | Arts | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Database | pt_BR |
| dc.title | Perspectivas não ocidentais sobre a arte educação: levantamento de fontes | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7869649791791700 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Leticia Carvalho da Silva de | - |
| dc.contributor.referee2 | Paulino, Jorge | - |
| dc.description.resumo | A partir de vivências, pesquisas e inquietações, este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os modelos de arte/educação predominantes no Brasil, questionando as bases eurocentradas que estruturam a formação docente e os currículos escolares nas artes visuais. Através de experiências como a participação no PIBID, no PIBIC e como oficial de ligação no G20 de Educação e Cultura, o estudo evidencia a urgência de ampliar o repertório artístico-educacional, valorizando práticas, artistas e epistemologias não ocidentais. A análise contempla políticas públicas como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e referências teóricas que demonstram o descompasso entre a legislação e sua implementação nas escolas. Como proposição prática, o trabalho apresenta o ColaborArtivo: um banco de dados colaborativo voltado à partilha de referências artísticas, visuais, orais e principalmente pedagógicas de diferentes territórios, saberes e corpos. Ao articular experiência e pesquisa, este trabalho busca contribuir para a construção de uma arte/educação mais crítica, plural e comprometida com as realidades locais e os saberes historicamente marginalizados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Artes Visuais | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MRSoares.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
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