Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27576
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Renck, Andréa | - |
| dc.contributor.author | Stein, Felipe Eduardo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T15:20:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| dc.identifier.citation | STEIN, Felipe Eduardo. Bailei na curva: a cenografia como espaço de memória. 2025. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Cenografia, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27576 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Brasil - História - 1964-1985 | pt_BR |
| dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
| dc.subject | Bailei na Curva (Teatro) | pt_BR |
| dc.title | Bailei na curva: a cenografia como espaço de memória | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1492949128984936 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3194334121046401 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Almeida, Desirée Bastos de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9034891615462990 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Almeida, Cleiton França de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2881326794971212 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho consiste na elaboração de um projeto cenográfico para a obra teatral Bailei na Curva, idealizada por Júlio Conte e escrita de forma colaborativa com o grupo “Do Jeito Que Dá” em 1983. A peça, um ícone do teatro gaúcho, narra a história de sete personagens de Porto Alegre desde a infância até a vida adulta, utilizando como base fatos históricos que marcaram o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984), realizando uma crítica ao período e mostrando as consequências das ações do regime nas trajetórias das personagens. A partir da pesquisa da obra, cuja fonte principal foi o blog do autor Júlio Conte, o trabalho propõe uma cenografia projetada para um espaço multiconfiguracional - O Teatro Sérgio Porto, no Rio de janeiro – estabelecendo uma espacialidade que aproxima o público da cena e constrói os locais necessários através de uma composição não realista apoiada pela utilização de objetos cênicos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Artes Cênicas - Cenografia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FEStein.pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.