Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27576

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRenck, Andréa-
dc.contributor.authorStein, Felipe Eduardo-
dc.date.accessioned2025-11-03T15:20:15Z-
dc.date.available2025-11-05T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationSTEIN, Felipe Eduardo. Bailei na curva: a cenografia como espaço de memória. 2025. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Cenografia, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27576-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil - História - 1964-1985pt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectBailei na Curva (Teatro)pt_BR
dc.titleBailei na curva: a cenografia como espaço de memóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1492949128984936pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194334121046401pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Desirée Bastos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9034891615462990pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Cleiton França de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2881326794971212pt_BR
dc.description.resumoO trabalho consiste na elaboração de um projeto cenográfico para a obra teatral Bailei na Curva, idealizada por Júlio Conte e escrita de forma colaborativa com o grupo “Do Jeito Que Dá” em 1983. A peça, um ícone do teatro gaúcho, narra a história de sete personagens de Porto Alegre desde a infância até a vida adulta, utilizando como base fatos históricos que marcaram o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984), realizando uma crítica ao período e mostrando as consequências das ações do regime nas trajetórias das personagens. A partir da pesquisa da obra, cuja fonte principal foi o blog do autor Júlio Conte, o trabalho propõe uma cenografia projetada para um espaço multiconfiguracional - O Teatro Sérgio Porto, no Rio de janeiro – estabelecendo uma espacialidade que aproxima o público da cena e constrói os locais necessários através de uma composição não realista apoiada pela utilização de objetos cênicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Cenografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FEStein.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.