Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27576

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Bailei na curva: a cenografia como espaço de memória
Autor(es)/Inventor(es): Stein, Felipe Eduardo
Tutor: Renck, Andréa
Resumen: O trabalho consiste na elaboração de um projeto cenográfico para a obra teatral Bailei na Curva, idealizada por Júlio Conte e escrita de forma colaborativa com o grupo “Do Jeito Que Dá” em 1983. A peça, um ícone do teatro gaúcho, narra a história de sete personagens de Porto Alegre desde a infância até a vida adulta, utilizando como base fatos históricos que marcaram o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984), realizando uma crítica ao período e mostrando as consequências das ações do regime nas trajetórias das personagens. A partir da pesquisa da obra, cuja fonte principal foi o blog do autor Júlio Conte, o trabalho propõe uma cenografia projetada para um espaço multiconfiguracional - O Teatro Sérgio Porto, no Rio de janeiro – estabelecendo uma espacialidade que aproxima o público da cena e constrói os locais necessários através de uma composição não realista apoiada pela utilização de objetos cênicos.
Materia: Brasil - História - 1964-1985
Porto Alegre (RS)
Bailei na Curva (Teatro)
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-jul-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : STEIN, Felipe Eduardo. Bailei na curva: a cenografia como espaço de memória. 2025. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Cenografia, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Artes Cênicas - Cenografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FEStein.pdf3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.