Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2758
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Videorreportagem na era das novas tecnologias: a experiência jornalística do Zona de Impacto Sportv
Autor(es)/Inventor(es): Queiroz, Felipe Frazão de
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Coorientador: Soares, Augusto Henrique Gazir Martins
Resumo: Demonstra como alguns avanços tecnológicos permitiram uma gama maior de formatos de produção de reportagem no telejornalismo. Dessa forma são expostas a lógica de produção tradicional dos telejornais e as influências da internet nesse sistema, como a colaboração dos usuários e de cinegrafistas amadores. No telejornalismo de esportes radicais do Zona de Impacto, a internet é uma ferramenta a mais no campo produtivo e modifica os processos de realização das matérias e as transmissões de eventos. O estudo aponta como o “kit-correspondente”, uma ferramenta desenvolvida pela Rede Globo para a cobertura do jornalismo internacional de forma menos custosa, e a videorreportagem, modo de produção solitária para a tevê, podem ser combinados numa forma alternativa de produção jornalística televisiva, geradora de linguagens diferentes, estéticas novas e coberturas mais diversificadas. É feito um estudo de caso sobre a cobertura da expedição brasileira ao Monte Everest em 2008, uma ação conjunta entre TV Globo e SporTV, que se tornou viável com a utilização da internet e do kit-correspondente, colocando em prática premissas da videorreportagem.
Palavras-chave: Telejornalismo
Jornalismo esportivo
Rede Globo de Televisão (emissora)
Sportv
Reportagens e repórteres
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: QUEIROZ, Felipe Frazão de. Videorreportagem na era das novas tecnologias: a experiência jornalística do Zona de Impacto SporTV. 2008. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FQUEIROZ.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.