Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2759
Tipo: Dissertação
Título: História precoce das idéias do Plano Real
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Lavinia Barros de
Orientador: Carvalho, Fernando José Cardim de
Resumo: Plano Real foi concebido em três fases: a primeira tinha como função promover um ajuste fiscal que levasse ao "estabelecimento do equilíbrio das contas do Governo, com o objetivo de eliminar a principal causa da inflação brasileira", a segunda fase visava "a criação de um padrão estável de valor denominado Unidade real de Valor - URV"; finalmente, a terceira concedia poder liberatório à unidade de conta e estabelecia "as regras de emissão e lastreamento da nova moeda (REAL) de forma a garantir a sua estabilidade" - etapas definidas pelo próprio governo de acordo com a Exposição de Motivos (E.M.) no̲ 205 de 30 de junho de 1994. Esta dissertação tem por objetivo discutir a concepção teórica de cada uma destas fases, respectivamente.
Resumo: The Plano Real was conceived to be implemented in three stages: 1) fiscal adjustment: 2) the introduction of a new unity of account (URV): 3) the transformation of the URV in a new currency, the "real", and the establishment of a nominal anchor. Each chapter discusses the theoretical conception of each phase of the plan.
Palavras-chave: Plano Real
Aspectos históricos
Política monetária
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-1999
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
272297.pdf12.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.