Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27678

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Qualidade da auditoria no Brasil: revisitando estudo sobre julgamento dos auditores independentes na aderência do ajuste a valor presente
Author(s)/Inventor(s): Nascimento, Felipe dos Santos
Advisor: Pinto, Marcos Roberto
Abstract: O mercado de capitais brasileiro passou por diversas mudanças ao longo da ultima década e, da mesma forma, a legislação que regulamenta os procedimentos de auditoria das demonstrações financeiras das empresas. O maior alinhamento aos procedimentos internacionais de contabilidade e auditoria trouxeram novas exigências e critérios para análise da qualidade desses trabalhos e que se consolidaram no cenário contábil brasileiro. Desta forma, levantamos o seguinte questionamento: dada a passagem de tempo desde o estudo realizado até a presente data, é possível constatar a uniformidade de qualidade no trabalho das empresas de auditoria, tendo como base de critério técnico as exigências de demonstração do CPC 12 – Ajuste ao valor Recuperável? A pesquisa foi feita mediante a análise dos formulários de referência, relatórios contábeis e dos auditores, das demonstrações financeiras das companhias de Engenharia e Construção do exercício de 2021, apontando para a uniformidade de qualidade no relatório dos auditores independentes, efeito observado também por conta da descentralização dos serviços de auditoria no que tange as maiores firmas de auditoria, chamadas Big Four.
Keywords: Auditoria
Auditoria externa
Qualidade
Honorários
Divulgação
Disclosure
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NASCIMENTO, Felipe dos Santos. Qualidade da auditoria no Brasil: revisitando estudo sobre julgamento dos auditores independentes na aderência do ajuste a valor presente. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSNascimento.pdf228.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.