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dc.contributor.advisorCunha, Regina Céli Oliveira da-
dc.contributor.authorCoelho, Júlia John-
dc.date.accessioned2017-08-31T21:30:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:50Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationCOELHO, Júlia John. O currículo como conhecimento escolar formador de subjetividade: a história de uma trajetória. 2016. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2767-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículos e programaspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleO currículo como conhecimento escolar formador de subjetividade: a história de uma trajetóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1338583492281777pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576323713492756pt_BR
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoRelato de uma experiência de vivência de uma trajetória curricular para fortalecer a argumentação de que é importante, no atual campo do desenvolvimento curricular no Brasil, compreender o que é currículo em seus diferentes significados, indo desde o construído no âmbito do senso-comum ao que pode ser construído no âmbito do discurso teórico em suas diversas vertentes. Defende que o currículo pode ser compreendido como o conhecimento escolar formador de subjetividades e que o campo já alcançou a compreensão teórica de que o currículo é formador de identidades, mas não tem realizado uma distinção mais explícita entre estes dois conceitos. Neste sentido, o relato de experiência busca explicitar estas duas possibilidades, destacando a importância da subjetividade, na medida em que é formadora do “EU” e da identidade na medida em que é formadora da noção de pertencimento grupal implícita no pronome “NÓS”. O quadro teórico está baseado nos trabalhos de Silva, (2009) que argumenta ser o currículo formador de identidades, e nos trabalhos de Cunha (2016) que, sem desconsiderar este aspecto, tenta avançar na argumentação de que o currículo sendo compreendido também como formador de subjetividades poderá ter um poder maior de formação de seres humanos menos sujeitados e mais sujeitos autorais de sua trajetória formativa. Por meio desses dois autores básicos, demais teóricos do campo do currículo, representantes de diversas concepções teóricas também são trazidos para uma sumária análise. A metodologia é de abordagem qualitativa. Os dados para análise foram obtidos através da análise documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRJ sumarizado em seu fluxograma; de entrevista realizada com a autora do presente estudo, mas conduzida pela orientadora da investigação e de uma sessão de grupo focal realizada com quatro participantes que vivenciaram a trajetória curricular, no nível superior, com a relatora da narrativa da experiência curricular. Os resultados da investigação apresentam evidências de que o currículo é formador tanto de identidades complexas, quanto de uma subjetividade singular e que o conhecimento escolar, além de informar conteúdos é grande articulador de saberes sobre si mesmo, evidenciando a importância da pregação constante de Sócrates, que não cessava de lembrar: “conhece-te a ti mesmo”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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