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http://hdl.handle.net/11422/2767
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O currículo como conhecimento escolar formador de subjetividade: a história de uma trajetória |
Autor(es)/Inventor(es): | Coelho, Júlia John |
Orientador: | Cunha, Regina Céli Oliveira da |
Resumo: | Relato de uma experiência de vivência de uma trajetória curricular para fortalecer a argumentação de que é importante, no atual campo do desenvolvimento curricular no Brasil, compreender o que é currículo em seus diferentes significados, indo desde o construído no âmbito do senso-comum ao que pode ser construído no âmbito do discurso teórico em suas diversas vertentes. Defende que o currículo pode ser compreendido como o conhecimento escolar formador de subjetividades e que o campo já alcançou a compreensão teórica de que o currículo é formador de identidades, mas não tem realizado uma distinção mais explícita entre estes dois conceitos. Neste sentido, o relato de experiência busca explicitar estas duas possibilidades, destacando a importância da subjetividade, na medida em que é formadora do “EU” e da identidade na medida em que é formadora da noção de pertencimento grupal implícita no pronome “NÓS”. O quadro teórico está baseado nos trabalhos de Silva, (2009) que argumenta ser o currículo formador de identidades, e nos trabalhos de Cunha (2016) que, sem desconsiderar este aspecto, tenta avançar na argumentação de que o currículo sendo compreendido também como formador de subjetividades poderá ter um poder maior de formação de seres humanos menos sujeitados e mais sujeitos autorais de sua trajetória formativa. Por meio desses dois autores básicos, demais teóricos do campo do currículo, representantes de diversas concepções teóricas também são trazidos para uma sumária análise. A metodologia é de abordagem qualitativa. Os dados para análise foram obtidos através da análise documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRJ sumarizado em seu fluxograma; de entrevista realizada com a autora do presente estudo, mas conduzida pela orientadora da investigação e de uma sessão de grupo focal realizada com quatro participantes que vivenciaram a trajetória curricular, no nível superior, com a relatora da narrativa da experiência curricular. Os resultados da investigação apresentam evidências de que o currículo é formador tanto de identidades complexas, quanto de uma subjetividade singular e que o conhecimento escolar, além de informar conteúdos é grande articulador de saberes sobre si mesmo, evidenciando a importância da pregação constante de Sócrates, que não cessava de lembrar: “conhece-te a ti mesmo”. |
Palavras-chave: | Currículos e programas Pedagogia Subjetividade Identidade |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Set-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | COELHO, Júlia John. O currículo como conhecimento escolar formador de subjetividade: a história de uma trajetória. 2016. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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