Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2769
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência da afetividade na aprendizagem de jovens e adultos
Author(s)/Inventor(s): Soares, Mirza Costa
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: Analisa a importância da afetividade na relação entre professor e aluno na EJA. Levando em conta que a afetividade pode determinar a retenção dos alunos EJA na escola, visto que são muitos os percalços que estes precisam enfrentar para estar ali na sala de aula. Este artigo nos convida a uma reflexão na questão sobre afetividade, mostrando que o professor se torna o principal mediador dessa afetividade em sala de aula propiciando a aprendizagem dos alunos, demonstrando que muitas vezes a afetividade na aprendizagem, além de retenção deste aluno, há um estímulo muito grande no ponto de vista do aluno como cidadão e aumento de sua auto estima. Este artigo se ampara em pesquisa bibliográfica, onde a fundamentação teórica se argumenta em teóricos como Cunha, Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire. Esses comentam a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo esta associado aos estímulos do afeto. Os resultados mostram que a afetividade, além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais na escola e em outros ambientes, como trabalho e casa destes alunos.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Sociologia educacional
Afetividade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Mirza Costa. A influência da afetividade na aprendizagem de jovens e adultos. 2016. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2769
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCSoares.pdf651,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.