Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27692

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorBarbosa, Beatriz Brasil-
dc.date.accessioned2025-11-14T15:41:12Z-
dc.date.available2025-11-16T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.identifier.citationBARBOSA, Beatriz Brasil. Escutar adolescentes como experiência formativa: narrativas de um percurso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27692-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática educativa e formação docentept_BR
dc.titleEscutar adolescentes como experiência formativa : narrativas de um percursopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2045269508588626pt_BR
dc.contributor.referee1Mordente, Giuliana Volfzon-
dc.contributor.referee2Zanela, Jennifer Aline-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo descrever e analisar uma experiência vivida em um projeto de pesquisa realizado no contexto do retorno às aulas presenciais após o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, em uma turma de ensino médio de uma escola pública localizada na zona sul do Rio de Janeiro. A participação como cronista consistiu em observar e registrar as falas, gestos e silêncios dos encontros realizados com os alunos, que foram posteriormente elaborados em narrativas inspiradas na metodologia de escrita de crônicas (Broide; Broide, 2016). Os encontros foram organizados em rodas de conversa, criando um espaço de escuta e acolhimento, no qual os alunos puderam expressar suas experiências, sentimentos e desafios diante do retorno presencial. Esse contexto, como destacam Carneiro et al. (2023), exigiu das escolas processos de reinvenção pedagógica, emocional e social, impactando profundamente os alunos e suas formas de se relacionarem com a escola. A experiência contribuiu para ressignificar a prática docente em formação, destacando a importância da escuta sensível e do reconhecimento da singularidade de cada aluno como elementos centrais no processo educativo (Coutinho; Carneiro; Salgueiro, 2018).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BBarbosa.pdf556.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.