Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27692
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
| dc.contributor.author | Barbosa, Beatriz Brasil | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T15:41:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-16T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Beatriz Brasil. Escutar adolescentes como experiência formativa: narrativas de um percurso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27692 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Pandemias | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Prática educativa e formação docente | pt_BR |
| dc.title | Escutar adolescentes como experiência formativa : narrativas de um percurso | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2045269508588626 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Mordente, Giuliana Volfzon | - |
| dc.contributor.referee2 | Zanela, Jennifer Aline | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo descrever e analisar uma experiência vivida em um projeto de pesquisa realizado no contexto do retorno às aulas presenciais após o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, em uma turma de ensino médio de uma escola pública localizada na zona sul do Rio de Janeiro. A participação como cronista consistiu em observar e registrar as falas, gestos e silêncios dos encontros realizados com os alunos, que foram posteriormente elaborados em narrativas inspiradas na metodologia de escrita de crônicas (Broide; Broide, 2016). Os encontros foram organizados em rodas de conversa, criando um espaço de escuta e acolhimento, no qual os alunos puderam expressar suas experiências, sentimentos e desafios diante do retorno presencial. Esse contexto, como destacam Carneiro et al. (2023), exigiu das escolas processos de reinvenção pedagógica, emocional e social, impactando profundamente os alunos e suas formas de se relacionarem com a escola. A experiência contribuiu para ressignificar a prática docente em formação, destacando a importância da escuta sensível e do reconhecimento da singularidade de cada aluno como elementos centrais no processo educativo (Coutinho; Carneiro; Salgueiro, 2018). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BBarbosa.pdf | 556.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.