Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27692
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Escutar adolescentes como experiência formativa : narrativas de um percurso |
| Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Beatriz Brasil |
| Tutor: | Carneiro, Cristiana |
| Resumen: | Esta monografia tem como objetivo descrever e analisar uma experiência vivida em um projeto de pesquisa realizado no contexto do retorno às aulas presenciais após o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, em uma turma de ensino médio de uma escola pública localizada na zona sul do Rio de Janeiro. A participação como cronista consistiu em observar e registrar as falas, gestos e silêncios dos encontros realizados com os alunos, que foram posteriormente elaborados em narrativas inspiradas na metodologia de escrita de crônicas (Broide; Broide, 2016). Os encontros foram organizados em rodas de conversa, criando um espaço de escuta e acolhimento, no qual os alunos puderam expressar suas experiências, sentimentos e desafios diante do retorno presencial. Esse contexto, como destacam Carneiro et al. (2023), exigiu das escolas processos de reinvenção pedagógica, emocional e social, impactando profundamente os alunos e suas formas de se relacionarem com a escola. A experiência contribuiu para ressignificar a prática docente em formação, destacando a importância da escuta sensível e do reconhecimento da singularidade de cada aluno como elementos centrais no processo educativo (Coutinho; Carneiro; Salgueiro, 2018). |
| Materia: | Pandemias Ensino médio Formação docente Prática educativa e formação docente |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 6-ago-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | BARBOSA, Beatriz Brasil. Escutar adolescentes como experiência formativa: narrativas de um percurso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BBarbosa.pdf | 556.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.