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dc.contributor.advisorLourenço, Joyce Louback-
dc.contributor.authorSantos, Carolina Pazette Lobato dos-
dc.date.accessioned2025-11-14T16:42:17Z-
dc.date.available2025-11-16T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-10-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Carolina Pazette Lobato dos. A teoria do capital humano no contexto da ditadura militar brasileira : alguns desdobramentos no campo educacional do país. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27693-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil - História - 1964-1985pt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleA teoria do capital humano no contexto da ditadura militar brasileira : alguns desdobramentos no campo educacional do paíspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5031782796726405pt_BR
dc.contributor.referee1Mol, Saraa Cesar-
dc.contributor.referee2Mordente, Giuliana Volfzon-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa como as políticas educacionais brasileiras foram influenciadas pela Teoria do Capital Humano durante a Ditadura Militar (1964-1985) e perpetuam até a contemporaneidade, observado a partir do pensamento neoliberal. A partir de uma revisão bibliográfica, a pesquisa discute o caráter economicista da teoria proposta por Theodore W. Schultz (1973) e as concepções de educação voltadas para a produção de mão de obra qualificada para o mundo do trabalho. Foram examinadas leis, decretos, emendas constitucionais e demais instrumentos legais a fim de compreender as orientações na educação básica naquele contexto. Além disso, considera-se a interferência de organismos internacionais como o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) na elaboração das reformas educacionais do país. Também são apresentadas as críticas de autores como Gaudêncio Frigotto (1989) e Demerval Saviani (1991; 2006; 2007; 2008), os quais mostram como a formação de trabalhadores para atender às exigências de produtividade econômica implica em uma precarização da educação básica. Como principais resultados, a monografia demonstra a influência do Capital Humano desde a década de 1960, e sua atualidade no campo educacional a partir de debates sobre o neoliberalismo e a fusão educação-empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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