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http://hdl.handle.net/11422/27693
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lourenço, Joyce Louback | - |
| dc.contributor.author | Santos, Carolina Pazette Lobato dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T16:42:17Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-16T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-07 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Carolina Pazette Lobato dos. A teoria do capital humano no contexto da ditadura militar brasileira : alguns desdobramentos no campo educacional do país. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27693 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Brasil - História - 1964-1985 | pt_BR |
| dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
| dc.title | A teoria do capital humano no contexto da ditadura militar brasileira : alguns desdobramentos no campo educacional do país | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5031782796726405 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Mol, Saraa Cesar | - |
| dc.contributor.referee2 | Mordente, Giuliana Volfzon | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho analisa como as políticas educacionais brasileiras foram influenciadas pela Teoria do Capital Humano durante a Ditadura Militar (1964-1985) e perpetuam até a contemporaneidade, observado a partir do pensamento neoliberal. A partir de uma revisão bibliográfica, a pesquisa discute o caráter economicista da teoria proposta por Theodore W. Schultz (1973) e as concepções de educação voltadas para a produção de mão de obra qualificada para o mundo do trabalho. Foram examinadas leis, decretos, emendas constitucionais e demais instrumentos legais a fim de compreender as orientações na educação básica naquele contexto. Além disso, considera-se a interferência de organismos internacionais como o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) na elaboração das reformas educacionais do país. Também são apresentadas as críticas de autores como Gaudêncio Frigotto (1989) e Demerval Saviani (1991; 2006; 2007; 2008), os quais mostram como a formação de trabalhadores para atender às exigências de produtividade econômica implica em uma precarização da educação básica. Como principais resultados, a monografia demonstra a influência do Capital Humano desde a década de 1960, e sua atualidade no campo educacional a partir de debates sobre o neoliberalismo e a fusão educação-empresa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
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| File | Description | Size | Format | |
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