Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27693

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A teoria do capital humano no contexto da ditadura militar brasileira : alguns desdobramentos no campo educacional do país
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Carolina Pazette Lobato dos
Orientador: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: O presente trabalho analisa como as políticas educacionais brasileiras foram influenciadas pela Teoria do Capital Humano durante a Ditadura Militar (1964-1985) e perpetuam até a contemporaneidade, observado a partir do pensamento neoliberal. A partir de uma revisão bibliográfica, a pesquisa discute o caráter economicista da teoria proposta por Theodore W. Schultz (1973) e as concepções de educação voltadas para a produção de mão de obra qualificada para o mundo do trabalho. Foram examinadas leis, decretos, emendas constitucionais e demais instrumentos legais a fim de compreender as orientações na educação básica naquele contexto. Além disso, considera-se a interferência de organismos internacionais como o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) na elaboração das reformas educacionais do país. Também são apresentadas as críticas de autores como Gaudêncio Frigotto (1989) e Demerval Saviani (1991; 2006; 2007; 2008), os quais mostram como a formação de trabalhadores para atender às exigências de produtividade econômica implica em uma precarização da educação básica. Como principais resultados, a monografia demonstra a influência do Capital Humano desde a década de 1960, e sua atualidade no campo educacional a partir de debates sobre o neoliberalismo e a fusão educação-empresa.
Palavras-chave: Brasil - História - 1964-1985
Neoliberalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Out-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Carolina Pazette Lobato dos. A teoria do capital humano no contexto da ditadura militar brasileira : alguns desdobramentos no campo educacional do país. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2025.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPLSantos.pdf311.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.