Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2770
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Heringer, Rosana | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Juceni Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T21:59:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juceni Santos de. Uma análise da implementação da Lei 10.639/03 na educação infantil: a percepção dos professores. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2770 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Uma análise da implementação da Lei 10.639/03 na educação infantil: a percepção dos professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | lattes.cnpq.br/9066311393158506 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa a implementação da Lei 10639/03 na educação infantil e compreender qual a percepção que os professores tem da aplicabilidade da Lei no cotidiano escolar e dentro e sala de aula. A metodologia usada foi a metodologia qualitativa, através da coleta dados através da pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, onde o entrevistado espera a pergunta para opinar, de maneira livre. Usamos também levantamento bibliográfico. Buscando entender a ação da Lei e seu alcance, usamos o texto da Lei 10639, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos e para o Ensino da Historia e Cultural Afro-Brasileira e Africana, Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros autores que discutem o tema atualmente. Com isso, buscamos conhecer as relações que se dão entre alunos e professores, como afirma Gomes (2003) “o olhar lançado sobre o negro e sua cultura, na escola, tanto pode valorizar identidades e diferenças quanto pode estigmatizá-las, discriminá-las, segregá-las e até mesmo negá-las.” (p.172). Buscamos entender como o professor pode contribuir e interferir de maneira - como nos indicam as Diretrizes Curriculares - a desconstruir a discriminação e o preconceito que por ventura venha observar, e de maneira positiva construir estratégias para que exista uma relação entre seus pares e alunos, respeitando a diversidade. Buscamos entender qual a importância da formação do professor, somado a uma sensibilidade em relação ao tema para que ideologias como “democracia racial” possam ser desfeitas e novos conhecimentos possam ser agregados para o fortalecimento da aplicação da lei e sua efetiva aplicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSOliveira.pdf | 808.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.