Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2770
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Uma análise da implementação da Lei 10.639/03 na educação infantil: a percepção dos professores |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Juceni Santos de |
Orientador: | Heringer, Rosana |
Resumo: | Analisa a implementação da Lei 10639/03 na educação infantil e compreender qual a percepção que os professores tem da aplicabilidade da Lei no cotidiano escolar e dentro e sala de aula. A metodologia usada foi a metodologia qualitativa, através da coleta dados através da pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, onde o entrevistado espera a pergunta para opinar, de maneira livre. Usamos também levantamento bibliográfico. Buscando entender a ação da Lei e seu alcance, usamos o texto da Lei 10639, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos e para o Ensino da Historia e Cultural Afro-Brasileira e Africana, Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros autores que discutem o tema atualmente. Com isso, buscamos conhecer as relações que se dão entre alunos e professores, como afirma Gomes (2003) “o olhar lançado sobre o negro e sua cultura, na escola, tanto pode valorizar identidades e diferenças quanto pode estigmatizá-las, discriminá-las, segregá-las e até mesmo negá-las.” (p.172). Buscamos entender como o professor pode contribuir e interferir de maneira - como nos indicam as Diretrizes Curriculares - a desconstruir a discriminação e o preconceito que por ventura venha observar, e de maneira positiva construir estratégias para que exista uma relação entre seus pares e alunos, respeitando a diversidade. Buscamos entender qual a importância da formação do professor, somado a uma sensibilidade em relação ao tema para que ideologias como “democracia racial” possam ser desfeitas e novos conhecimentos possam ser agregados para o fortalecimento da aplicação da lei e sua efetiva aplicação. |
Palavras-chave: | Educação infantil Negros Cultura afro Cultura afro-brasileira Legislação Currículo de ensino fundamental |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jul-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | OLIVEIRA, Juceni Santos de. Uma análise da implementação da Lei 10.639/03 na educação infantil: a percepção dos professores. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSOliveira.pdf | 808.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.