Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2772
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O fenômeno midiático das UPPs: análise do discurso do jornal O Globo sobre a política de pacificação das favelas cariocas
Author(s)/Inventor(s): Mello, Mariana Fonseca Pires de
Advisor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Abstract: Analisa o discurso embutido nas reportagens publicadas na Editoria Rio do Jornal O Globo a respeito das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O assunto é recente – a instalação da primeira unidade comemora dois anos no fim de 2010 – e está na ordem do dia, uma vez que, mesmo que a situação de segurança pública do Rio de Janeiro seja oscilante, uma das maiores preocupações da população e do poder público continua a ser a violência urbana carioca. Embora o tema das UPPs se inscreva na editoria de segurança e polícia deste veículo de comunicação, o tom de sua cobertura tem se mostrado bem distinto dos demais episódios de segurança ali noticiados – particularmente, O Globo tem se mostrado menos crítico e bem mais otimista, como vai tentar provar este trabalho. A análise das matérias jornalísticas apóia-se em um panorama atual da situação de segurança pública em âmbito internacional, nacional e no estado do Rio de Janeiro, com dados do Ministério da Justiça e das Nações Unidas; em uma introdução sobre o conceito de policiamento comunitário, com auxílio das idéias do pesquisador Marcos Rolim; na conceituação das UPPs, elaborada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro; e, finalmente, na contextualização da cobertura midiática do dia-a-dia da segurança pública no Brasil, com base em pesquisas do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Cândido Mendes.
Keywords: O Globo (jornal)
Representações sociais
Análise do discurso
Favelas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MELLO, Mariana Fonseca Pires de. O fenômeno midiático das UPPs: análise do discurso do Jornal O Globo sobre a política pública de pacificação das favelas cariocas. 2010. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMELLO.pdf589.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.