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http://hdl.handle.net/11422/27731
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Xavier, Giovana | - |
| dc.contributor.author | Correia, Nathalia da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-19T17:57:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-21T03:00:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
| dc.identifier.citation | CORREIA, Nathalia da Silva. Tornar-me intelectual negra: do silêncio ao autoreconhecimento da minha voz. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27731 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Escrevivências | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Resistência | pt_BR |
| dc.title | Tornar-me intelectual negra : do silêncio ao autoreconhecimento da minha voz | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9883445785268500 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3586380494216528 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula Abreu | - |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de tornar-me uma intelectual negra através do ingresso da disciplina “Intelectuais Negras”, ofertada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como ferramenta pedagógica de resistência, reconstrução curricular e valorização dos saberes produzidos por mulheres negras. A partir da análise do programa da disciplina, das experiências da autora enquanto estudante e monitora, e das práticas vividas em sala de aula, discuto os impactos das epistemologias negras na formação da intelectualidade negra. A pesquisa, construída por meio da escrevivência, propõe a urgência de tornar a disciplina obrigatória, deixando de ser apenas uma eletiva. O trabalho também se debruça sobre formas não hegemônicas de produção de conhecimento, como os ateliês biográficos, que permitiram à autora reconhecer intelectuais negras do seu cotidiano — especialmente sua avó, cuja história atravessa todo o percurso afetivo, acadêmico e político da pesquisa. Ao rememorar sua trajetória familiar, a autora compreende sua própria intelectualidade, marcada por vivências, ancestralidade e afetos. Assim, o estudo afirma a potência das narrativas negras e periféricas como elementos centrais para uma educação antirracista, engajada e transformadora. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
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| File | Description | Size | Format | |
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