Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27731

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Giovana-
dc.contributor.authorCorreia, Nathalia da Silva-
dc.date.accessioned2025-11-19T17:57:52Z-
dc.date.available2025-11-21T03:00:13Z-
dc.date.issued2025-07-09-
dc.identifier.citationCORREIA, Nathalia da Silva. Tornar-me intelectual negra: do silêncio ao autoreconhecimento da minha voz. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27731-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrevivênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.titleTornar-me intelectual negra : do silêncio ao autoreconhecimento da minha vozpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9883445785268500pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3586380494216528pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula Abreu-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir o processo de tornar-me uma intelectual negra através do ingresso da disciplina “Intelectuais Negras”, ofertada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como ferramenta pedagógica de resistência, reconstrução curricular e valorização dos saberes produzidos por mulheres negras. A partir da análise do programa da disciplina, das experiências da autora enquanto estudante e monitora, e das práticas vividas em sala de aula, discuto os impactos das epistemologias negras na formação da intelectualidade negra. A pesquisa, construída por meio da escrevivência, propõe a urgência de tornar a disciplina obrigatória, deixando de ser apenas uma eletiva. O trabalho também se debruça sobre formas não hegemônicas de produção de conhecimento, como os ateliês biográficos, que permitiram à autora reconhecer intelectuais negras do seu cotidiano — especialmente sua avó, cuja história atravessa todo o percurso afetivo, acadêmico e político da pesquisa. Ao rememorar sua trajetória familiar, a autora compreende sua própria intelectualidade, marcada por vivências, ancestralidade e afetos. Assim, o estudo afirma a potência das narrativas negras e periféricas como elementos centrais para uma educação antirracista, engajada e transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NSCorreia.pdf256.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.