Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27731

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Tornar-me intelectual negra : do silêncio ao autoreconhecimento da minha voz
Autor(es)/Inventor(es): Correia, Nathalia da Silva
Orientador: Xavier, Giovana
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de tornar-me uma intelectual negra através do ingresso da disciplina “Intelectuais Negras”, ofertada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como ferramenta pedagógica de resistência, reconstrução curricular e valorização dos saberes produzidos por mulheres negras. A partir da análise do programa da disciplina, das experiências da autora enquanto estudante e monitora, e das práticas vividas em sala de aula, discuto os impactos das epistemologias negras na formação da intelectualidade negra. A pesquisa, construída por meio da escrevivência, propõe a urgência de tornar a disciplina obrigatória, deixando de ser apenas uma eletiva. O trabalho também se debruça sobre formas não hegemônicas de produção de conhecimento, como os ateliês biográficos, que permitiram à autora reconhecer intelectuais negras do seu cotidiano — especialmente sua avó, cuja história atravessa todo o percurso afetivo, acadêmico e político da pesquisa. Ao rememorar sua trajetória familiar, a autora compreende sua própria intelectualidade, marcada por vivências, ancestralidade e afetos. Assim, o estudo afirma a potência das narrativas negras e periféricas como elementos centrais para uma educação antirracista, engajada e transformadora.
Palavras-chave: Escrevivências
Educação
Resistência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORREIA, Nathalia da Silva. Tornar-me intelectual negra: do silêncio ao autoreconhecimento da minha voz. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSCorreia.pdf256.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.