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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A relação entre escola e Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Rafaela Isidro de
Tutor: Muanis, Maria
Resumen: Esta monografia analisa a atuação de escolas a partir de casos de violência contra crianças e adolescentes, focando na articulação entre a escola e o Conselho Tutelar. O estudo teve como objetivo entender a percepção de gestores escolares sobre as ações dos profissionais da escola, a relação com o Conselho Tutelar e os desafios enfrentados no cotidiano. Para atingir esses objetivos, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, que teve a análise documental do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma revisão bibliográfica sobre o tema e a análise de uma entrevista com uma gestora da rede municipal de ensino de um município da Baixada Fluminense. Os resultados da pesquisa mostram que, em contradição com os apontamentos da literatura acadêmica para uma tendência de “jogo de empurra” e uma visão individualizante e punitiva do Conselho Tutelar, a experiência desta gestora, segundo seu relato, revela uma atuação de maior parceria e comunicação estreita. Além disso, o relato da profissional evidenciou uma atuação baseada no diálogo com as famílias, buscando esgotar todas as possibilidades antes de acionar o Conselho Tutelar. A entrevista revelou que a parceria entre a escola e o Conselho Tutelar é fortalecida pela relação pessoal entre os profissionais e pelo trabalho em rede.
Materia: Conselhos Tutelares
Escola
Brasil. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]
Gestão escolar
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-oct-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUZA, Rafaela Isidro de. A relação entre escola e Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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