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http://hdl.handle.net/11422/27761
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Nicodemos, Alessandra | - |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Manuela Lopes Miranda | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-24T18:01:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-26T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Manuela Lopes Miranda. Afetividade e responsabilidade docente: contribuições para uma prática humanizadora na educação de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27761 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
| dc.subject | Diálogo | pt_BR |
| dc.title | Afetividade e responsabilidade docente : contribuições para uma prática humanizadora na educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0557589488604397 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Serra, Enio | - |
| dc.contributor.referee2 | Houri, Mônica | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia analisa a importância da afetividade na relação professor-aluno no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), compreendendo-a não apenas como expressão de afeto positivo ou acolhimento, mas como um compromisso ético, político e intencional da prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica com entrevista e observação de aula da professora Flavia Maia, educadora da EJA, cuja prática pedagógica articula diálogo, militância e respeito à trajetória dos estudantes. O referencial teórico se apoia especialmente nos aportes de Paulo Freire e artigos contemporâneos que tratam do papel do diálogo e da afetividade na EJA. Os resultados evidenciam que a afetividade é um eixo central no processo de ensino aprendizagem, atuando como operador pedagógico que fortalece vínculos, estimula a permanência escolar e promove a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a prática docente na EJA requer intencionalidade, responsabilidade e compromisso político, reafirmando a modalidade como espaço de resistência, humanização e transformação social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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