Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27761

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNicodemos, Alessandra-
dc.contributor.authorRodrigues, Manuela Lopes Miranda-
dc.date.accessioned2025-11-24T18:01:32Z-
dc.date.available2025-11-26T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-10-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Manuela Lopes Miranda. Afetividade e responsabilidade docente: contribuições para uma prática humanizadora na educação de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27761-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleAfetividade e responsabilidade docente : contribuições para uma prática humanizadora na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0557589488604397pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Enio-
dc.contributor.referee2Houri, Mônica-
dc.description.resumoEsta monografia analisa a importância da afetividade na relação professor-aluno no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), compreendendo-a não apenas como expressão de afeto positivo ou acolhimento, mas como um compromisso ético, político e intencional da prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica com entrevista e observação de aula da professora Flavia Maia, educadora da EJA, cuja prática pedagógica articula diálogo, militância e respeito à trajetória dos estudantes. O referencial teórico se apoia especialmente nos aportes de Paulo Freire e artigos contemporâneos que tratam do papel do diálogo e da afetividade na EJA. Os resultados evidenciam que a afetividade é um eixo central no processo de ensino aprendizagem, atuando como operador pedagógico que fortalece vínculos, estimula a permanência escolar e promove a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a prática docente na EJA requer intencionalidade, responsabilidade e compromisso político, reafirmando a modalidade como espaço de resistência, humanização e transformação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLMRodrigues.pdf324.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.