Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27769

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepções de estudantes normalistas sobre avaliação da aprendizagem
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Elisa Oliveira da
Orientador: Delgado, Adriana Patrício
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender as experiências avaliativas vivenciadas pelos(as) estudantes normalistas e, consequentemente, identificar quais saberes e concepções possuem a respeito da avaliação de aprendizagem, entendendo-a como uma das facetas fundamentais do trabalho docente. Em consonância ao objetivo exposto, o problema de pesquisa se expressa nas seguintes perguntas, que estão diretamente interligadas: que concepções os(as) estudantes normalistas têm sobre a avaliação da aprendizagem? E, o que pensam e sabem sobre avaliação a partir de suas vivências como docentes em formação? Para isso, apresenta-se uma análise histórica da formação de professores(as), situando os marcos político-legais desse processo no Brasil, desde a criação das Escolas Normais no século XIX até os tempos atuais com a indicação das Resoluções que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores(as). Em seguida, aborda-se sobre a categoria da avaliação de aprendizagem, indicando algumas de suas tipificações e instrumentos avaliativos tendo como referência estudos de autores(as) com reconhecimento acadêmico no campo. Nesse sentido, a fundamentação teórica está ancorada em dois eixos, a saber: história da formação docente no Brasil (Saviani, 2007; Villela, 2003; Tanuri, 2000) e avaliação da aprendizagem (Luckesi, 2018; Esteban, 1999; Moretto, 2007; Hoffmann, 2009). No tocante à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e empírico. O estudo foi realizado em uma Escola Normal situada na Zona Sul do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos da pesquisa, os(as) estudantes do terceiro ano. Os dados para análise foram obtidos por meio de um questionário enviado por whatsapp aos(às) estudantes normalistas no formato google forms, contendo questões objetivas e dissertativas, com vistas a mapear os instrumentos mais utilizados durante a formação, bem como as concepções e saberes construídos sobre avaliação de aprendizagem. A pesquisa apresenta as percepções, observações e reflexões construídas pelos(as) estudantes normalistas ao longo de sua formação. Os resultados revelam, por um lado, um olhar questionador sobre a função classificatória da avaliação e, por outro, indicam compreensões difusas sobre certas categorizações de avaliação da aprendizagem. Por fim, esta pesquisa teve o intuito de contribuir com os estudos sobre a formação docente em nível médio e visibilizar esta etapa formativa prevista e ancorada pela legislação.
Palavras-chave: Formação de professores
Escola Normal (Rio de Janeiro, RJ)
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Elisa Oliveira da. Percepções de estudantes normalistas sobre avaliação da aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EOSilva.pdf442.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.