Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27770
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Mediação docente : elemento para a reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva |
| Autor(es)/Inventor(es): | Conceição, Aline da |
| Tutor: | Delgado, Adriana Patrício |
| Resumen: | Este estudo objetiva discutir questões acerca da educação inclusiva, bem como debater sobre o papel da mediação docente na aprendizagem sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural de Vigotski. Ao longo do trabalho foram discutidas, ainda, questões relacionadas à formação do professor reflexivo, ressaltando a importância de uma abordagem reflexiva e crítica para o desenvolvimento e atuação profissional. A partir do exposto, a problemática deste estudo se expressa na seguinte questão: em que medida a mediação docente, em uma perspectiva reflexiva, contribui para a aprendizagem da pessoa com deficiência? Para responder tal indagação foi feita uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Mantoan (2003), Vigotski (1991) e Schön (2007). Conjuntamente realizou-se uma pesquisa documental, trazendo como aporte a legislação sobre educação inclusiva, sobretudo, as que asseguram os direitos da Pessoa com Deficiência, tais como: Constituição Federal (1988); Declaração de Salamanca (1994); Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Os resultados encontrados sugerem que a intervenção pedagógica apropriada é fundamental, cabendo ao educador se colocar como um mediador no desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Ademais indicam que o exercício reflexivo do professor, sobre a sua prática pedagógica, possibilita mudanças no contexto educacional frente às demandas postas pela educação inclusiva. |
| Materia: | Educação inclusiva Educação especial Mediação Práticas pedagógicas |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 13-sep-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | Conceição, Aline da. Mediação docente: elemento para a reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AConceicao.pdf | 544.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.