Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27774

Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Quem cuida de quem cuida? O esgotamento profissional na atenção primária à saúde
Autor(es)/Inventor(es): Garcia, Luísa da Costa
Orientador: Romano, Valéria Ferreira
Coorientador: Magalhães, Helena
Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial no sistema de saúde brasileiro, promovendo a saúde, prevenindo doenças e oferecendo cuidados contínuos e integrais. Esse modelo organiza o sistema de forma eficiente, exigindo uma interação constante e direta entre os profissionais de saúde e os pacientes para atender às necessidades da população. A APS vai além da assistência médica tradicional, exigindo que os profissionais mantenham contato próximo com pacientes, comunidades e territórios. Esse modelo integrado e contínuo, focado no cuidado integral, expõe os profissionais a desafios psicossociais que podem levar ao estresse elevado e ao esgotamento profissional devido à intensa interação com os beneficiários dos serviços. Esse esgotamento afeta a qualidade do trabalho, aumentando absenteísmo, rotatividade e acidentes, gerando prejuízos financeiros. Além disso, compromete a saúde dos trabalhadores e a qualidade do atendimento. A gestão do estresse e o suporte à saúde mental são essenciais para manter um ambiente de trabalho saudável e garantir a continuidade e eficácia dos serviços prestados à população. A partir disso, este trabalho é fundamentado não só em uma revisão de literatura, mas também na auto-etnografia de uma médica residente em Medicina de Família e Comunidade a partir das suas perspectivas sobre o esgotamento profissional durante dois anos atuando em uma equipe de uma Clínica da Família, atuando em uma comunidade do Rio de Janeiro.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Esgotamento profissional
Qualidade da assistência à saúde
Primary Health Care
Professional Burnout
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Programa: Programa de Residência Médica
Unidade produtora: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GARCIA, Luísa da Costa. Quem cuida de quem cuida? O esgotamento profissional na atenção primária à saúde. 32 p. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade) - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Medicina de Família e Comunidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCGarcia.pdf365.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.