Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27798
| Especie: | Dissertação |
| Título : | A internet como fonte de estudos e a utilização de sites como recurso para aprender velocidade de reação |
| Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Angelo Siguemura |
| Tutor: | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira |
| Tutor : | Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de |
| Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica de 20 sites disponíveis na internet que tratam do tema Velocidade de reação, a luz da epistemologia de Gaston Bachelard e avaliar a confiabilidade da internet como fonte de pesquisa. A motivação desta pesquisa é a expansão da internet nos últimos 30 anos e a revolução nas formas de comunicação e acesso às informações, que tiveram grandes impactos em todos os campos sociais, em especial na educação. O grande número de informações disponíveis na rede permite que qualquer pessoa tenha acesso ao conhecimento de algum tema de interesse em apenas poucos segundos. Portanto, qualquer estudante pode acessar conteúdos na internet acerca do tema velocidade de reação. A análise dos 20 sites foi feita por meio de um Instrumento de Avaliação composto por 13 tópicos avaliativos. A criação e a aplicação do Instrumento de avaliação foram feitas pelo próprio autor da pesquisa. Os resultados revelaram, além de equívocos conceituais, lacunas em relação a abordagem do tema velocidade de reação e a presença de vários obstáculos epistemológicos, o que indica ser recomendável uma avaliação prévia, por um professor ou profissional da área de química, dos conteúdos de velocidade de reação, disponíveis na internet, antes de sua indicação como material de estudo. Como produto educacional, foi proposto um livreto sobre o tema velocidade de reação, para auxiliar os professores do ensino médio na abordagem deste tema da química. |
| Resumen: | The aim of this study is to critically analyze 20 sites available on the Internet that deal with the subject of reaction speed, in the light of Gaston Bachelard's epistemology, and to assess the reliability of the Internet as a source of research. The motivation for this research is the expansion of the internet over the last 30 years and the revolution in forms of communication and access to information, which have had major impacts on all social fields, especially education. The large amount of information available on the web allows anyone to access knowledge on a topic of interest in just a few seconds. Therefore, any student can access content on the internet on the subject of reaction speed. The 20 sites were analyzed using an Evaluation Tool made up of 13 evaluation topics. The evaluation tool was created and applied by the research author himself. The results revealed, in addition to conceptual misunderstandings, gaps in the approach to the topic of reaction velocity and the presence of various epistemological obstacles, which indicates that a prior evaluation by a teacher or chemistry professional of the reaction velocity content available on the Internet is recommended before it is used as study material. As an educational product, we proposed a booklet on the subject of reaction velocity to help teachers evaluate the content of websites dealing with the subject. |
| Materia: | Cinética química Ensino de Química Obstáculos Epistemológicos |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química |
| Unidade de producción: | Instituto de Química |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 28-sep-2023 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | SOUZA, Angelo Siguemura. A internet como fonte de estudos e a utilização de sites como recurso para aprender velocidade de reação. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
| Aparece en las colecciones: | Ensino de Química |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 944525.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.