Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27804

Tipo: Dissertação
Título: Slides animados como recurso didático para o Emprego em aulas de eletroquímica no ensino médio: uma via sensibilizadora para a educação ambiental crítica
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Julio Cesar da
Orientador: Silva, Célia Regina Sousa da
Coorientador: Tamiasso-Martinhon, Priscila
Resumo: Como os avanços da ciência e tecnologia os aparelhos eletrônicos vêm influenciando cada vez mais o modo de vida da sociedade. No entanto, as políticas de conscientização para o descarte adequado desses componentes eletrônicos não crescem na mesma proporção. O fato é que sem essa educação os problemas ao meio ambiente acabam sendo agravados. Para tanto, uma das alternativas encontradas por docentes para desenvolver a cidadania dos educandos, são as metodologias educacionais que vão além da memorização de nomenclaturas e fórmulas. Por isso, para motivar e facilitar o aprendizado dos alunos – por meio dessas metodologias - os recursos multimídias podem ser um aliado poderoso. Porém, dependendo da forma de elaboração, muitos acabam gerando um resultado oposto ao esperado, desestimulando, dispersando e confundindo os alunos. Por isso, cabe ao professor a missão de construir ou escolher um recurso multimídia que dialogue com uma boa educação. Para este trabalho, estabeleceu-se como objetivo elaborar slides animados - baseados na Teoria da Carga Cognitiva e na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia - em aulas de Eletroquímica como ferramenta para promover educação ambiental. Além disso, propor uma sequência didática de abordagem do conteúdo Eletroquímica, problematizando o descarte de pilhas e baterias no meio ambiente. O caminho metodológico deste estudo envolveu uma pesquisa-ação. A sequência didática foi aplicada em uma oficina, projeto de extensão da UFRJ, no Colégio Estadual Leopoldina da Silveira no município de Bangu, Rio de Janeiro, totalizando 31 alunos do turno na noite, de 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os resultados foram obtidos utilizando questionário posterior à aplicação da sequência didática, utilizando a escala de Likert. Foi possível observar que os estudantes gostaram dos slides utilizados na oficina, e que boa parte deles tinham interesse no assunto apresentado. Por conta do perfil heterogêneo da turma, não houve avalição da aprendizagem. Por fim, disponibilizou-se o produto educacional com o objetivo de contribuir com o trabalho dos professores no Ensino de Química.
Resumo: As advances in science and technology, electronic devices are increasingly influencing the way of life of society. However, awareness policies for the proper disposal of these electronic components do not grow in the same proportion. The fact is that without this education the problems to the environment end up being aggravated. Therefore, one of the alternatives found by teachers to develop the citizenship of students, are the educational methodologies that go beyond the memorization of nomenclatures and formulas. Therefore, to motivate and facilitate students' learning – through these methodologies – multimedia resources can be a powerful ally. However, depending on the form of elaboration, many end up generating a result opposite to what was expected, disstimulating, dispersing and confusing students. Therefore, it is up to the teacher the mission of building or choosing a multimedia resource that dialogues with a good education. For this work, it was established as a goal to elaborate animated slides - based on cognitive load theory and cognitive theory of multimedia learning - in electrochemistry classes as a tool to promote environmental education. In addition, to propose a didactic sequence of approach to electrochemical content, problematizing the disposal of batteries in the environment. The methodological path of this study involved an action research. The didactic sequence was applied in a workshop, UFRJ extension project, at the Leopoldina da Silveira State College in Bangu, Rio de Janeiro, totaling 31 students of the night shift, 1st and 2nd grades of high school. The results were obtained using a questionnaire after the application of the didactic sequence, using the Likert scale. It was possible to observe that the students liked the slides used in the workshop, and that most of them were interested in the subject presented. Because of the heterogeneous profile of the class, there was no learning boiling. Finally, the educational product was made available with the objective of contributing to the work of teachers in chemistry teaching.
Palavras-chave: Eletroquímica
Sequência didática
Aprendizagem multimídia
Ensino de Química
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Programa: Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Julio Cesar da. Slides animados como recurso didático para o Emprego em aulas de eletroquímica no ensino médio: uma via sensibilizadora para a educação ambiental crítica. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Química em Rede Nacional - ProfQui

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