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dc.contributor.advisorDelgado, Adriana Patrício-
dc.contributor.authorCunha, João Pedro Araujo-
dc.date.accessioned2025-12-05T18:35:40Z-
dc.date.available2025-12-07T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27834-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleNão foi sorte: um corpo que fala, luta e escreve sua própria história na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3452395410993289pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4750459553451160pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Miguel, Felipe de Oliveira-
dc.contributor.referee1Houri, Mônica-
dc.description.resumoEste trabalho nasce da caminhada do autor na condição de pessoa com deficiência e estudante do curso de Letras – Espanhol da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os anos de 2017 e 2025. Tem por objetivos: investigar concepções e práticas inclusivas no contexto da formação docente, considerando trajetórias como a de João Pedro, que ilustram não apenas os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência, mas também as múltiplas dimensões da exclusão social e cultural; e refletir criticamente acerca dos desafios e das barreiras relacionadas à inclusão, à acessibilidade e às políticas públicas voltadas ao ingresso e a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. O problema de pesquisa decorre de inquietações que se expressam nas seguintes questões: quais os desafios enfrentados e barreiras a serem superadas no processo de escolarização de uma pessoa com deficiência? De que maneira a formação docente pode contribuir para a consolidação de uma educação inclusiva pautada na equidade, no respeito à diversidade e no sentimento de pertencimento? Como metodologia adota a abordagem qualitativa de caráter autobiográfico, em diálogo com a literatura e legislações que abordam sobre os pares: acesso-permanência e inclusão-acessibilidade. Nesse sentido, trazer a vivência de um estudante com deficiência para o centro deste trabalho, explicitando as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais consiste em um ato político e de resistência. Assim, espera-se que este trabalho contribua para a ampliação do debate sobre inclusão no ensino superior, com destaque à licenciatura, e que inspire a construção de práticas e políticas institucionais mais sensíveis às diferenças, promovendo o acesso e a permanência com dignidade para todos e todas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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