Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27834
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Delgado, Adriana Patrício | - |
| dc.contributor.author | Cunha, João Pedro Araujo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T18:35:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-07T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27834 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
| dc.subject | Narrativa autobiográfica | pt_BR |
| dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.title | Não foi sorte: um corpo que fala, luta e escreve sua própria história na educação | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3452395410993289 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4750459553451160 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Miguel, Felipe de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee1 | Houri, Mônica | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho nasce da caminhada do autor na condição de pessoa com deficiência e estudante do curso de Letras – Espanhol da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os anos de 2017 e 2025. Tem por objetivos: investigar concepções e práticas inclusivas no contexto da formação docente, considerando trajetórias como a de João Pedro, que ilustram não apenas os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência, mas também as múltiplas dimensões da exclusão social e cultural; e refletir criticamente acerca dos desafios e das barreiras relacionadas à inclusão, à acessibilidade e às políticas públicas voltadas ao ingresso e a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. O problema de pesquisa decorre de inquietações que se expressam nas seguintes questões: quais os desafios enfrentados e barreiras a serem superadas no processo de escolarização de uma pessoa com deficiência? De que maneira a formação docente pode contribuir para a consolidação de uma educação inclusiva pautada na equidade, no respeito à diversidade e no sentimento de pertencimento? Como metodologia adota a abordagem qualitativa de caráter autobiográfico, em diálogo com a literatura e legislações que abordam sobre os pares: acesso-permanência e inclusão-acessibilidade. Nesse sentido, trazer a vivência de um estudante com deficiência para o centro deste trabalho, explicitando as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais consiste em um ato político e de resistência. Assim, espera-se que este trabalho contribua para a ampliação do debate sobre inclusão no ensino superior, com destaque à licenciatura, e que inspire a construção de práticas e políticas institucionais mais sensíveis às diferenças, promovendo o acesso e a permanência com dignidade para todos e todas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Letras - Espanhol | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JPACunha.pdf | 410.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.