Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27835

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A poética do excesso e a crítica social em Washington Cucurto: o marginal, o grotesco e o erótico em Las Aventuras Del Sr. Maíz
Autor(es)/Inventor(es): Souza Filho, Claudio Jose Pereira de
Tutor: Giraldo, Rafael Eduardo Gutierrez
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar o livro "Las aventuras del Sr. Maíz “(2005), de Washington Cucurto, investigando de que modo sua escrita produz uma crítica social literária e política através de novos experimentos estéticos. Essa dinâmica se manifesta a partir de uma poética do excesso, conceito discutido por Jostic (2012), que articula o choque, o escândalo e o grotesco como formas de resistência simbólica e enunciação do marginal. A abordagem adotada foi qualitativa e analítico-interpretativa, fundamentada em artigos críticos que exploram a produção literária de Cucurto. Por fim, esta monografia propõe refletir sobre como essas operações literárias dialogam com as novas dinâmicas de exclusão social no período contemporâneo, situando a produção de Cucurto no interior de uma poética urbana, transgressora e excessiva.
Materia: Poética do excesso
Marginalidade urbana
Crítica social
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-dic-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CJPSouza Filho.pdf369.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.