Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27835

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A poética do excesso e a crítica social em Washington Cucurto: o marginal, o grotesco e o erótico em Las Aventuras Del Sr. Maíz
Autor(es)/Inventor(es): Souza Filho, Claudio Jose Pereira de
Orientador: Giraldo, Rafael Eduardo Gutierrez
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o livro "Las aventuras del Sr. Maíz “(2005), de Washington Cucurto, investigando de que modo sua escrita produz uma crítica social literária e política através de novos experimentos estéticos. Essa dinâmica se manifesta a partir de uma poética do excesso, conceito discutido por Jostic (2012), que articula o choque, o escândalo e o grotesco como formas de resistência simbólica e enunciação do marginal. A abordagem adotada foi qualitativa e analítico-interpretativa, fundamentada em artigos críticos que exploram a produção literária de Cucurto. Por fim, esta monografia propõe refletir sobre como essas operações literárias dialogam com as novas dinâmicas de exclusão social no período contemporâneo, situando a produção de Cucurto no interior de uma poética urbana, transgressora e excessiva.
Palavras-chave: Poética do excesso
Marginalidade urbana
Crítica social
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Dez-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CJPSouza Filho.pdf369.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.