Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27853
| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O vocabulário alimentar, tabus culinários e merenda na educação escolar Mebêngôkre |
| Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Dalzimar Lima |
| Orientador: | Bonfim, Evandro de Sousa |
| Resumo: | A dissertação intitulada O vocabulário alimentar, tabus culinários e merenda na educação escolar Mebêngôkre, tem como objetivo analisar as relações entre o vocabulário alimentar tradicional do povo Mebêngôkre (Kayapó), seus tabus culinários e a merenda escolar oferecida no contexto da educação indígena. O estudo busca compreender de que modo a língua, a alimentação tradicional e as políticas públicas de alimentação escolar se articulam no cotidiano das comunidades indígenas, evidenciando a escola como espaço de encontro entre saberes tradicionais e práticas institucionais. A pesquisa possui caráter qualitativo e abordagem etnográfica, fundamentada em observação participante, entrevistas e análise documental. O trabalho de campo foi desenvolvido na Aldeia Kendjãm, localizada no Território Indígena Mekragnoti, no município de São Félix do Xingu (PA), junto à Escola de Ensino Fundamental Indígena Pykatire. Foram realizadas entrevistas com o cacique Pykatire, o merendeiro indígena Mrykrã Kayapo, além do registro de vocabulário alimentar e práticas culturais relacionadas à alimentação. O estudo revelou que o vocabulário alimentar Mebêngôkre constitui um patrimônio imaterial que expressa saberes ecológicos, espirituais e sociais, vinculados à agricultura, caça, pesca e coleta. Dessa forma, o estudo contribui para o fortalecimento de uma educação indígena diferenciada, que reconhece a centralidade da língua, da cultura e do território como pilares da autonomia e da resistência do povo Mebêngôkre. |
| Resumo: | The dissertation entitled Food Vocabulary, Culinary Taboos, and School Meals in Mebêngôkre School Education aims to analyze the relationships between the traditional food vocabulary of the Mebêngôkre (Kayapó) people, their culinary taboos, and the school meals offered within the context of Indigenous education. The study seeks to understand how language, traditional food practices, and public school meal policies intersect in the daily lives of Indigenous communities, emphasizing the school as a space for dialogue between traditional knowledge and institutional practices. This qualitative, ethnographic research is based on participant observation, semi-structured interviews, and document analysis. The fieldwork was conducted in the Kendjãm Village, located in the Mekragnoti Indigenous Territory, in the municipality of São Félix do Xingu, Pará, at the Pykatire Indigenous Elementary School. Interviews were carried out with Chief Pykatire, the Indigenous cook Mrykrã Kayapó, and other members of the school community, as well as through the documentation of food-related vocabulary and cultural practices. The study reveals that the Mebêngôkre food vocabulary constitutes an element of intangible cultural heritage, expressing ecological, spiritual, and social knowledge connected to agriculture, hunting, fishing, and gathering. Furthermore, it highlights how traditional food practices and culinary taboos play a vital role in maintaining cultural identity and spiritual balance. The findings indicate that integrating traditional foods into school meals strengthens the relationship between the school and the community, promotes intercultural education, and reinforces Indigenous identity. Thus, the study contributes to the advancement of a differentiated Indigenous education that recognizes the centrality of language, culture, and territory as fundamentais pillars of the Mebêngôkre people’s autonomy and resistance. |
| Palavras-chave: | Línguas indígenas Povo Mebêngôkre (Kayapó). Alimentação escolar Hábito alimentar Tabu alimentar Educação escolar indígena |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Programa: | Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas |
| Unidade produtora: | Museu Nacional |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | Mar-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | SOUZA, Dalzimar Lima. O Vocabulário alimentar, tabus culinários merenda na educação escolar do Mebêngôkre. 2025. 69 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas, Departamento de Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece nas coleções: | Linguística e Línguas Indígenas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DLSOUZA.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.