Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Lígia de Farias-
dc.contributor.authorSchlüter, Helga Elizabeth Pinheiro-
dc.date.accessioned2017-09-18T18:54:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:37Z-
dc.date.issued2003-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2847-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleA física da química, da biologia, da história, da geografia... da vidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoDemonstra a importância da interdisciplinaridade no aprendizado do aluno, sob a forma da integração de disciplinas, sendo trabalhadas por uma equipe de professores de diversas matérias, fazendo as conexões entre seus saberes com os saberes dos outros professores, aparentemente diferentes e distantes, abordando e solucionando por diferentes ângulos o mesmo problema. O tema escolhido: Mangue, tem como objetivo mostrar aos alunos de nossas redondezas o quanto é importante zelar pelo seu meio ambiente, não somente para sua geração, como também para as gerações futuras. Dessa forma o estudo é realizado demonstrando tudo o que um mangue poluído pode causar de prejuízo, em termos financeiros, sociais e de meio ambiente. Para que tal dimensão seja bem entendida é importante o enfoque e a presença de todas as disciplinas, cada urna dando o seu 'zoom' do quanto existe dentro de um mangue, muito mais do que simplesmente podemos ver, muito mais do que as escalas macro e micro, muito mais do que podemos quantificar. Poderíamos pensar nas indústrias, pela Geografia, ou pelo índice de refração no belo pôr do sol poluído analisando pela Física, poderíamos tentar calcular o quanto está se perdendo de alimento pela matemática, ou quanto de gases-estufa está sendo produzido, se abordarmos pela química. Pela história poderíamos pensar no descaso do homem durante muitos anos e agora sua evolução de pensamento, a influência que exerce sobre a população e que tipo de conscientização pode ser desenvolvida. Pela Biologia analisaríamos a biodiversidade não respeitada, as doenças provocadas pela poluição e, finalmente em português e inglês, textos e redações podem ser facilmente explorados, pedindo-se pesquisa sobre o tema expressas sob a forma de textos diferentes, como poesia, prosa, comunicação, etc. As atuais necessidades de mercado fazem com que seja necessário o cidadão capaz de analisar, investigar, criticar e não apenas reproduzir, para isso, se toma imprescindível um estudo interligado e não mais conceitos desconectados de uma estrutura de pensamento. E fundamental que o aluno compreenda, e não apenas que saiba fazer. O aluno deve aprender a aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HShluter.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.