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http://hdl.handle.net/11422/2847
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Moreira, Lígia de Farias | - |
dc.contributor.author | Schlüter, Helga Elizabeth Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-18T18:54:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:37Z | - |
dc.date.issued | 2003-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2847 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | A física da química, da biologia, da história, da geografia... da vida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Demonstra a importância da interdisciplinaridade no aprendizado do aluno, sob a forma da integração de disciplinas, sendo trabalhadas por uma equipe de professores de diversas matérias, fazendo as conexões entre seus saberes com os saberes dos outros professores, aparentemente diferentes e distantes, abordando e solucionando por diferentes ângulos o mesmo problema. O tema escolhido: Mangue, tem como objetivo mostrar aos alunos de nossas redondezas o quanto é importante zelar pelo seu meio ambiente, não somente para sua geração, como também para as gerações futuras. Dessa forma o estudo é realizado demonstrando tudo o que um mangue poluído pode causar de prejuízo, em termos financeiros, sociais e de meio ambiente. Para que tal dimensão seja bem entendida é importante o enfoque e a presença de todas as disciplinas, cada urna dando o seu 'zoom' do quanto existe dentro de um mangue, muito mais do que simplesmente podemos ver, muito mais do que as escalas macro e micro, muito mais do que podemos quantificar. Poderíamos pensar nas indústrias, pela Geografia, ou pelo índice de refração no belo pôr do sol poluído analisando pela Física, poderíamos tentar calcular o quanto está se perdendo de alimento pela matemática, ou quanto de gases-estufa está sendo produzido, se abordarmos pela química. Pela história poderíamos pensar no descaso do homem durante muitos anos e agora sua evolução de pensamento, a influência que exerce sobre a população e que tipo de conscientização pode ser desenvolvida. Pela Biologia analisaríamos a biodiversidade não respeitada, as doenças provocadas pela poluição e, finalmente em português e inglês, textos e redações podem ser facilmente explorados, pedindo-se pesquisa sobre o tema expressas sob a forma de textos diferentes, como poesia, prosa, comunicação, etc. As atuais necessidades de mercado fazem com que seja necessário o cidadão capaz de analisar, investigar, criticar e não apenas reproduzir, para isso, se toma imprescindível um estudo interligado e não mais conceitos desconectados de uma estrutura de pensamento. E fundamental que o aluno compreenda, e não apenas que saiba fazer. O aluno deve aprender a aprender. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
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