Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2847
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A física da química, da biologia, da história, da geografia... da vida |
Autor(es)/Inventor(es): | Schlüter, Helga Elizabeth Pinheiro |
Tutor: | Moreira, Lígia de Farias |
Resumen: | Demonstra a importância da interdisciplinaridade no aprendizado do aluno, sob a forma da integração de disciplinas, sendo trabalhadas por uma equipe de professores de diversas matérias, fazendo as conexões entre seus saberes com os saberes dos outros professores, aparentemente diferentes e distantes, abordando e solucionando por diferentes ângulos o mesmo problema. O tema escolhido: Mangue, tem como objetivo mostrar aos alunos de nossas redondezas o quanto é importante zelar pelo seu meio ambiente, não somente para sua geração, como também para as gerações futuras. Dessa forma o estudo é realizado demonstrando tudo o que um mangue poluído pode causar de prejuízo, em termos financeiros, sociais e de meio ambiente. Para que tal dimensão seja bem entendida é importante o enfoque e a presença de todas as disciplinas, cada urna dando o seu 'zoom' do quanto existe dentro de um mangue, muito mais do que simplesmente podemos ver, muito mais do que as escalas macro e micro, muito mais do que podemos quantificar. Poderíamos pensar nas indústrias, pela Geografia, ou pelo índice de refração no belo pôr do sol poluído analisando pela Física, poderíamos tentar calcular o quanto está se perdendo de alimento pela matemática, ou quanto de gases-estufa está sendo produzido, se abordarmos pela química. Pela história poderíamos pensar no descaso do homem durante muitos anos e agora sua evolução de pensamento, a influência que exerce sobre a população e que tipo de conscientização pode ser desenvolvida. Pela Biologia analisaríamos a biodiversidade não respeitada, as doenças provocadas pela poluição e, finalmente em português e inglês, textos e redações podem ser facilmente explorados, pedindo-se pesquisa sobre o tema expressas sob a forma de textos diferentes, como poesia, prosa, comunicação, etc. As atuais necessidades de mercado fazem com que seja necessário o cidadão capaz de analisar, investigar, criticar e não apenas reproduzir, para isso, se toma imprescindível um estudo interligado e não mais conceitos desconectados de uma estrutura de pensamento. E fundamental que o aluno compreenda, e não apenas que saiba fazer. O aluno deve aprender a aprender. |
Materia: | Ensino de ciências |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | abr-2003 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HShluter.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.