Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2889
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Equilíbrio mecânico: uma nova proposta para o ensino médio
Author(s)/Inventor(s): Costa, Edson da Silva
Advisor: Moreira, Lígia de Farias
Abstract: Aborda os conceitos chaves para o estudo de equilíbrio mecânico através de diversos experimentos que nos permitiu fazer uma análise qualitativa dos conceitos abordados. A intenção deste trabalho foi permitir o aprendizado dos tipos de equilíbrio (estável, instável e indiferente), condições de equilíbrio, equilíbrio estático e dinâmico. Para isso trabalhamos assuntos que nos permitiram entender os conceitos chaves acima, sendo estes: fundamentação do conceito de inércia, equilíbrio de ponto material e corpos extensos, centro de massa, torque, binário. Além disso, trabalhamos fazendo comparações entre algumas grandezas angulares com algumas grandezas lineares (Força vs Torque; Inércia vs momento de inércia; Momento linear vs Momento angular), discussão trazida por poucos livros didáticos de Ensino Médio, devendo ser uma das tendências futuras do mesmo
Keywords: Mecânica
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCosta.pdf5.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.