Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Ligia de Farias-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Renato P. da-
dc.date.accessioned2017-09-22T18:25:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:43Z-
dc.date.issued2003-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2894-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLentespt_BR
dc.subjectEspelhospt_BR
dc.titleLentes: acoplando o conhecimento ao seu futuropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA tensão do papel do professor e definida como sendo o estado no qual o aluno apresenta uma necessidade de aprender para melhor se preparar. O interesse pelo tema se deu pela observação da falta de atenção dada pela maioria dos profissionais em não abordar a composição de lentes e espelhos. O presente estudo tem como objetivo identificar as implicações que envolvem o aluno em relação ao estudo da óptica e propor ações de ensino que auxiliem na formação do mesmo. Traia-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa na qual o aluno, após ter visto os conteúdos de espelhos e lentes, trabalha com composições dos mesmos em apenas uma aula de 1 h e 40 mim Consideramos esta aula extremamente útil, uma vez que constatamos, em cinco anos de magistério, a dificuldade de transposição destes conteúdos para equipamentos utilizados no dia a dia. A análise dos dados desvelou que esta aula foi fundamental para garantir um novo passo nuno ao conhecimento. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Pinheiro, para a turma do segundo ano do Ensino Médio, com 35 alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRPSilava.pdf10.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.