Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2894
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Lentes: acoplando o conhecimento ao seu futuro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Carlos Renato P. da
Orientador: Moreira, Ligia de Farias
Resumo: A tensão do papel do professor e definida como sendo o estado no qual o aluno apresenta uma necessidade de aprender para melhor se preparar. O interesse pelo tema se deu pela observação da falta de atenção dada pela maioria dos profissionais em não abordar a composição de lentes e espelhos. O presente estudo tem como objetivo identificar as implicações que envolvem o aluno em relação ao estudo da óptica e propor ações de ensino que auxiliem na formação do mesmo. Traia-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa na qual o aluno, após ter visto os conteúdos de espelhos e lentes, trabalha com composições dos mesmos em apenas uma aula de 1 h e 40 mim Consideramos esta aula extremamente útil, uma vez que constatamos, em cinco anos de magistério, a dificuldade de transposição destes conteúdos para equipamentos utilizados no dia a dia. A análise dos dados desvelou que esta aula foi fundamental para garantir um novo passo nuno ao conhecimento. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Pinheiro, para a turma do segundo ano do Ensino Médio, com 35 alunos.
Palavras-chave: Lentes
Espelhos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2003
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRPSilava.pdf10.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.