Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2894
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Lentes: acoplando o conhecimento ao seu futuro |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Carlos Renato P. da |
Orientador: | Moreira, Ligia de Farias |
Resumo: | A tensão do papel do professor e definida como sendo o estado no qual o aluno apresenta uma necessidade de aprender para melhor se preparar. O interesse pelo tema se deu pela observação da falta de atenção dada pela maioria dos profissionais em não abordar a composição de lentes e espelhos. O presente estudo tem como objetivo identificar as implicações que envolvem o aluno em relação ao estudo da óptica e propor ações de ensino que auxiliem na formação do mesmo. Traia-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa na qual o aluno, após ter visto os conteúdos de espelhos e lentes, trabalha com composições dos mesmos em apenas uma aula de 1 h e 40 mim Consideramos esta aula extremamente útil, uma vez que constatamos, em cinco anos de magistério, a dificuldade de transposição destes conteúdos para equipamentos utilizados no dia a dia. A análise dos dados desvelou que esta aula foi fundamental para garantir um novo passo nuno ao conhecimento. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Pinheiro, para a turma do segundo ano do Ensino Médio, com 35 alunos. |
Palavras-chave: | Lentes Espelhos |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2003 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRPSilava.pdf | 10.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.