Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/29080

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A contabilização dos créditos de descarbonização e certificado de biocombustível (CBIO) e sua evidenciação nas demonstrações contábil
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Tiago Paiva
Advisor: Cavalcante, Frederico Otavio Sirotheau
Abstract: O presente trabalho é fazer uma análise exploratória de como as empresas divulgam em suas demonstrações financeiras a contabilização do crédito de descarbonização mesmo sem ter uma orientação da Internacional Accounting Standards Board (IASB) sobre o seu reconhecimento, mensuração e evidenciação e se há algum tipo de convergência conceitual contábil com a minuta da OCPC 10 – crédito de descarbonização. Nos últimos anos, houve um crescente reconhecimento dos impactos industriais sobre as mudanças climáticas e bem como a necessidade tanto no âmbito da área governamental como no ambiente privado sobre a criação de política e procedimento que visão mitigar os riscos ambientais, sociais e de governança (ESG). Além disso, existem várias razões para o crescimento mundial da demanda por estratégias ESG, como por exemplo, o desejo de maior transparência nos negócios, na dimensão de governança, a preocupação com questões climáticas e biodiversidade na dimensão ambiental e também o desejo de promover uma sociedade mais justa com a inclusão social e o respeito pelos direitos humanos, na dimensão social. Nesse sentido, a contabilização do crédito de descarbonização e sua utilização por parte das empresas para minimizar ou neutralizar os impactos do dióxido de carbono (CO2) da sua atividade operacional mostra a necessidade de uma padronização através de uma norma, no qual, a minuta do OCPC 10 – Crédito de descarbonização, que está em audiência pública, busca trazer uma base conceitual e orientar sobres os tipos de tratamento contábil referente a contabilização e divulgação crédito de descarbonização.
Keywords: Informação contábil
Créditos de carbono
Ativos intangíveis
Sustentabilidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, Tiago Paiva. A contabilização dos créditos de descarbonização e certificado de biocombustível (CBIO) e sua evidenciação nas demonstrações contábil. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TPRodrigues.pdf357.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.