Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2917
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fotojornalismo e violência urbana: África do Sul e Rio de Janeiro dois estudos de caso
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Juliana Siqueira Borborema de
Orientador: Gastaldoni, Dante
Resumo: Analisa a cobertura fotográfica de temas e episódios ligados à violência através do olhar do fotojornalista e tenta entender as motivações pessoais e profissionais dos envolvidos. Muito criticadas, as fotos que apresentam elementos que remetem à dor e sofrimento trazem consigo uma série de emoções e percepções individuais impressas pelos fotógrafos. A análise é feita se apoiando em dois estudos de caso: África do Sul e Rio de Janeiro. Para isso, é utilizado o livro O Clube do Bangue Bangue – Instantâneos de uma Guerra Oculta, de Greg Marinovich e João Silva, e o documentário Abaixando a Máquina – Dor e Ética no Fotojorna-lismo Carioca, dirigido por Guilhermo Planel, que contam do ponto de vista dos fotógrafos co-mo é atuar em meio aos conflitos urbanos e sociais em duas diferentes realidades. O trabalho recorre também a reflexões éticas sobre o uso de imagens chocantes na mídia e a exploração da violência pelos meios de comunicação.
Palavras-chave: Fotojornalismo
Violência urbana
África do Sul
Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Juliana Siqueira Borborema de. Fotojornalismo e violência urbana: África do Sul e Rio de Janeiro dois estudos de caso. 2010. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSOUZA.pdf800.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.