Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/291
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A publicitarização do "discurso verde" no cinema de longa-metragem de animação a partir do século XXI: greenmarketing ou greenwashing?
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Giselle Gama Torres
Orientador: Tavares, Fred
Resumo: A tecnologia e a capacidade produtiva alcançadas no fim do século XX impactaram, de forma negativa os níveis de sustentabilidade do planeta. Entretanto, a percepção dessa problemática não teve, nesse momento, importância para a lógica desenvolvimentista. A problemática socioambiental ganhou espaço somente na transformação dos modelos de consumo, cujo processo foi subsidiado pelo maior volume de troca de informações proporcionado pelo mundo globalizado. De forma a compreender os processos formados a partir desses novos paradigmas, no presente trabalho propõe-se a construção de um olhar crítico acerca da apropriação do discurso verde de forma comercial, ou seja, que vise unicamente a atender às novas demandas de consumo e não a verdadeira necessidade sustentável. A ideia é levantar, através de uma metodologia de avaliação crítica, a possível utilização de roteiros de animação longa-metragem fundamentados a partir do argumento socioecológico apenas com o intuito exclusivo de promoção de marketing. O trabalho suscita o questionamento sobre qual seria o sutil limiar entre as práticas de greenmarketing e greenwashing nos meios de comunicação de massa.
Palavras-chave: Produção audiovisual
Marketing
Sustendabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Jul-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Giselle Gama Torres Ferreira. A publicitarização do “discurso verde” no cinema de longa-metragem de animação a partir do século XXI: greenmarketing ou greenwashing? 2013. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giselle GTorres Ferreira - Monografia.pdf2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.