Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2924
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Ensinando dilatação térmica linear dos sólidos no ensino médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Barroso, Fábio Ferreira |
Tutor: | Soares, Vitorvani |
Resumen: | Desenvolvimento de uma aula para o ensino médio sobre dilatação térmica linear dos sólidos a partir da observação direta do fenômeno. Para alcançar este objetivo, propomos: (i) a realização de um experimento em sala de aula, no qual é possível fazer medidas diretas da dilatação linear de um fio metálico; e (ii) construção de um modelo matemático para a descrição do fenômeno observado seguindo a evolução histórica do conceito. A preparação da aula pode ser acompanhada da aplicação prévia de um questionário sobre o tema antes de ser ministrada a aula expositiva. A aplicação inicial do questionário auxiliará o professor a descobrir os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Depois de cumprida essa etapa, o experimento será realizado com os alunos e eles terão a possibilidade de estabelecer relações de causa e efeito entre o aquecimento do sólido e a variação de suas dimensões. Uma análise posterior dessas relações é feita junto a uma abordagem histórica para chegar-se à equação da dilatação linear dos sólidos, tal como ela é conhecida nos livros didáticos. Finalmente, calculamos o valor do coeficiente de dilatação linear do fio. A abordagem histórica faz-se importante no processo, pois chama a atenção dos alunos para o aspecto interdisciplinar no estudo da ciência e também mostra a eles que o conhecimento que usamos hoje, foi construído ao longo de vários anos e custou a dedicação de vários cientistas ao longo do tempo. O mesmo questionário poderá ser aplicado após a aula teórica para verificar se realmente houve um aumento por parte dos alunos, na compreensão das questões sobre o tema. É válido lembrar que a nossa proposta visa aumentar tal compreensão mas, ainda assim, existirão alunos que ao final do processo, não obterão um bom resultado. Acreditamos que um experimento é uma ferramenta que ajuda a aprendizagem e que desperta em todos os alunos, uma motivação a mais para fixar a sua atenção na aula de física. Essa prática proporciona um grande prazer e estímulo ao professor, pois ele poderá observar a motivação e o ganho na aprendizagem de seus alunos. |
Materia: | Dilatação térmica Ensino médio |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2005 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FFBarroso.pdf | 622.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.