Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2933
Tipo: Dissertação
Título: Adensamento uni-dimensional de solos saturados heterogêneos e drenagem parasita em ensaios de adensamento analisados pelo Método dos Elementos Finitos (Programa Consol)
Autor(es)/Inventor(es): Ziolkowski, José Carlos
Orientador: Werneck, Mauro Lúcio Guedes
Resumo: Contribuição tanto para um melhor entendimento da teoria do adensamento como para fornecer subsídios ao cálculo de casos onde o material assume condições paramétricas mais realistas (heterogeneidade e anisotropia). Tanto a heterogeneidade linear como a anisotropia linear do material foram considerados através do Módulo de YOUNG Ē (obtido a partir do ensaio triaxial drenado) e da permeabilidade k. Apresentamos também, nesta publicação, um Critério Corretivo aos resultados dos ensaios oedométricos com drenagem radial interna executados no passado (e os que serão executados no futuro) e mal interpretados pela não consideração da drenagem permitida pela abertura existente entre a placa de aplicação de carga e o anel da célula de Adensamento (drenagem parasita). A influência da drenagem parasita no ensaio radial com drenagem interna convencional foi verificada para material iso e anisotrópico em relação a permeabilidade k.
Resumo: Contribution to a better understanding of the consolidation phenomena. It permits the analyses of problem with more realistic soil conditions, such as linear heterogenity and anisotropy of YOUNG Modulus Ē (obtained by triaxial drained tests) and permeability k. Also it permits the evaluation of the influence of the drainage between the load plate and the ring of the consolidation apparatus on the results of radial internal oedometer consolidation test, with or without anisotropic permeability.
Palavras-chave: Solos
Drenagem
Método dos elementos finitos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-1978
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
147158.pdf4.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.