Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaves, Francisco Artur Braun-
dc.contributor.authorBarros, João Henrique Ávila de-
dc.date.accessioned2017-09-28T18:40:25Z-
dc.date.available2017-09-30T03:00:12Z-
dc.date.issued2002-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2941-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCAp-URFJpt_BR
dc.titleAtividades inovadoras na prática de ensino: o núcleo de atividades em Física do CAp/UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoApresentamos, a partir da minha vivência nesse projeto como aluno de Prática de Ensino, o Núcleo de Atividades em Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e especialmente uma das atividades que promove, a Aventura Científica n. 2, em os alunos desenvolvem um instrumento para medir a profundidade durante um mergulho autônomo que realizam em Arraial do Cabo - RJ. Analisamos o NAF e a Aventura Científica n.'2 sob dois enfoques, o da aprendizagem, e o da motivação, encontrando três aspectos fundamentais das atividades: o lúdico, o coletivo e o desafiador. Os resultados são ricos e mostram que do ponto de vista da motivação os objetivos são plenamente atingidos e que do ponto de vista da aprendizagem apesar do bom resultado ainda é possível aperfeiçoar o processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JHABarros.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.