Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2941
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Atividades inovadoras na prática de ensino: o núcleo de atividades em Física do CAp/UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Barros, João Henrique Ávila de |
Orientador: | Chaves, Francisco Artur Braun |
Resumo: | Apresentamos, a partir da minha vivência nesse projeto como aluno de Prática de Ensino, o Núcleo de Atividades em Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e especialmente uma das atividades que promove, a Aventura Científica n. 2, em os alunos desenvolvem um instrumento para medir a profundidade durante um mergulho autônomo que realizam em Arraial do Cabo - RJ. Analisamos o NAF e a Aventura Científica n.'2 sob dois enfoques, o da aprendizagem, e o da motivação, encontrando três aspectos fundamentais das atividades: o lúdico, o coletivo e o desafiador. Os resultados são ricos e mostram que do ponto de vista da motivação os objetivos são plenamente atingidos e que do ponto de vista da aprendizagem apesar do bom resultado ainda é possível aperfeiçoar o processo. |
Palavras-chave: | Prática de ensino Ensino de ciências CAp-URFJ |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Fev-2002 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JHABarros.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.