Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2941
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Atividades inovadoras na prática de ensino: o núcleo de atividades em Física do CAp/UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Barros, João Henrique Ávila de
Orientador: Chaves, Francisco Artur Braun
Resumo: Apresentamos, a partir da minha vivência nesse projeto como aluno de Prática de Ensino, o Núcleo de Atividades em Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e especialmente uma das atividades que promove, a Aventura Científica n. 2, em os alunos desenvolvem um instrumento para medir a profundidade durante um mergulho autônomo que realizam em Arraial do Cabo - RJ. Analisamos o NAF e a Aventura Científica n.'2 sob dois enfoques, o da aprendizagem, e o da motivação, encontrando três aspectos fundamentais das atividades: o lúdico, o coletivo e o desafiador. Os resultados são ricos e mostram que do ponto de vista da motivação os objetivos são plenamente atingidos e que do ponto de vista da aprendizagem apesar do bom resultado ainda é possível aperfeiçoar o processo.
Palavras-chave: Prática de ensino
Ensino de ciências
CAp-URFJ
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2002
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHABarros.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.