Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2943
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Lígia de Farias | - |
dc.contributor.author | Soares, Alex de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T19:02:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:41Z | - |
dc.date.issued | 2002-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2943 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.title | Óptica geométrica na prática e na teoria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho originou-se da metodologia empregada pelo Prof. Alfredo Sotto, no Colégio Pedro II, em algumas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. A ideia principal foi fazer com que os alunos se tornassem mais participativos desenvolvendo sua capacidade de análise e observação. O curso foi dividido em quatro unidades, a saber, Introdução ao Estudo da Luz, Introdução ao Estudo da Reflexão, Introdução ao Estudo da Refração e Estudos de Aparelhos Ópticos. Cada Unidade teve quatro atividades diferentes, isto é, a primeira atividade sendo uma aula informal, onde os alunos puderam levantar hipóteses sobre explicações de fenômenos cotidianos, relativos aquela Unidade. A segunda etapa foi de laboratório, onde alguns experimentos foram realizados, buscando inicialmente apenas a observação dos alunos. De posse dos dados, os alunos foram novamente estimulados analisar e explicar os fatos. Na terceira parte o conteúdo foi introduzido, sempre se referindo ao já observado, em laboratório. Por fim os alunos tiveram uma aula de aprofundamento, onde foram incentivados a pesquisa e realizaram exercícios comentados. Como resultado da implantação deste projeto, estes alunos apresentaram uma melhora na avaliação tradicional de, aproximadamente 50%, inclusive a melhora também foi verificada em relação as turmas que não participaram do projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AOSoares.pdf | 2.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.