Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2943
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Óptica geométrica na prática e na teoria
Author(s)/Inventor(s): Soares, Alex de Oliveira
Advisor: Moreira, Lígia de Farias
Abstract: O presente trabalho originou-se da metodologia empregada pelo Prof. Alfredo Sotto, no Colégio Pedro II, em algumas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. A ideia principal foi fazer com que os alunos se tornassem mais participativos desenvolvendo sua capacidade de análise e observação. O curso foi dividido em quatro unidades, a saber, Introdução ao Estudo da Luz, Introdução ao Estudo da Reflexão, Introdução ao Estudo da Refração e Estudos de Aparelhos Ópticos. Cada Unidade teve quatro atividades diferentes, isto é, a primeira atividade sendo uma aula informal, onde os alunos puderam levantar hipóteses sobre explicações de fenômenos cotidianos, relativos aquela Unidade. A segunda etapa foi de laboratório, onde alguns experimentos foram realizados, buscando inicialmente apenas a observação dos alunos. De posse dos dados, os alunos foram novamente estimulados analisar e explicar os fatos. Na terceira parte o conteúdo foi introduzido, sempre se referindo ao já observado, em laboratório. Por fim os alunos tiveram uma aula de aprofundamento, onde foram incentivados a pesquisa e realizaram exercícios comentados. Como resultado da implantação deste projeto, estes alunos apresentaram uma melhora na avaliação tradicional de, aproximadamente 50%, inclusive a melhora também foi verificada em relação as turmas que não participaram do projeto.
Keywords: Metodologia de ensino
Óptica geométrica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2002
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AOSoares.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.