Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2959
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A utilização da música como estímulo e fixador de conceitos no ensino da refração na ótica geométrica |
Author(s)/Inventor(s): | Cordeiro, Gabriel Manoel da Costa |
Advisor: | Moreira, Lígia de Farias |
Abstract: | Lecionando em turmas preparatórias aos concursos de admissão para escolas de formação das Forças Armadas, nesses quatro anos, pude constatar que o mesmo desanimo e falta de motivação apresentada pelos alunos do ensino regular e enfrentado pelos professores ocorre nessa modalidade de “ensino”. O que parece contraditório, uma vez que esses cursos são pagos. Enfrentando essa realidade, busquei novas metodologias que pudessem mudar esse quadro geral e motivassem os alunos para o estudo da Física. Encontrei na utilização da música uma maneira lúdica e eficaz de aumentar o interesse da classe e do nível de participação dos alunos durante as aulas. Neste trabalho analisamos o desempenho dos alunos de quatro turmas preparatórias as escolas militares quando submetidos ao estudo da refração da luz utilizando a música. Utilizaremos a faixa no. 14 do CD ADORO FÍSICA. Nosso principal objetivo será o de tentar mensuram os possíveis benefícios que essa metodologia pode trazer para a memorização dos conceitos desenvolvidos na sala e trabalhadas na letra da música. |
Keywords: | Ótica geométrica Música |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Aug-2002 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GMCCordeiro.pdf | 3.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.