Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2959
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A utilização da música como estímulo e fixador de conceitos no ensino da refração na ótica geométrica |
Autor(es)/Inventor(es): | Cordeiro, Gabriel Manoel da Costa |
Tutor: | Moreira, Lígia de Farias |
Resumen: | Lecionando em turmas preparatórias aos concursos de admissão para escolas de formação das Forças Armadas, nesses quatro anos, pude constatar que o mesmo desanimo e falta de motivação apresentada pelos alunos do ensino regular e enfrentado pelos professores ocorre nessa modalidade de “ensino”. O que parece contraditório, uma vez que esses cursos são pagos. Enfrentando essa realidade, busquei novas metodologias que pudessem mudar esse quadro geral e motivassem os alunos para o estudo da Física. Encontrei na utilização da música uma maneira lúdica e eficaz de aumentar o interesse da classe e do nível de participação dos alunos durante as aulas. Neste trabalho analisamos o desempenho dos alunos de quatro turmas preparatórias as escolas militares quando submetidos ao estudo da refração da luz utilizando a música. Utilizaremos a faixa no. 14 do CD ADORO FÍSICA. Nosso principal objetivo será o de tentar mensuram os possíveis benefícios que essa metodologia pode trazer para a memorização dos conceitos desenvolvidos na sala e trabalhadas na letra da música. |
Materia: | Ótica geométrica Música |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | ago-2002 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GMCCordeiro.pdf | 3.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.